‘Cidade de Deus – 10 anos depois’ finalmente será exibido nos cinemas brasileiros
Lançado em 2013, o documentário chegará às telonas no próximo dia 5 de novembro.
Apesar de ter sido lançado ainda em 2013, somente agora Cidade de Deus – 10 anos depois chegará aos cinemas do Brasil. A estreia está prevista para o dia 5 de novembro nos quatro cantos do País. Dirigido por Cavi Borges e Luciano Vidigal, o documentário procura mostrar, em 75 minutos, o que mudou na vida dos atores após o sucesso do longa de Fernando Meirelles e Katia Lund, que conquistou o público (e a crítica, claro) ainda em 2002.
Misturando realidade e ficção, cenas marcantes de Cidade de Deus foram recriadas, contando com a participação de seus atores, dez anos mais velhos. O objetivo da produção é conhecer as histórias que aconteceram ao longo da última década, mostrando o quanto o filme original impulsionou (ou não) as carreiras desses profissionais. Para isso, foram feitas entrevistas com Alexandre Rodrigues, Alice Braga, Darlan Cunha, Douglas Silva, Jonathan Haagensen, Leandro Firmino, Roberta Rodrigues, Seu Jorge, Thiago Martins e tantos outros que também atuaram na obra de Meirelles. Além disso, o novo longa conta com as participações musicais dos grupos Melanina Carioca, Trio Ternura e Racionais Mc’s.
“O documentário não pretende, apenas, mostrar a vida dos atores nas telas e o que isso proporcionou em seus futuros, mas levantar questões como o preconceito e ascensão social, as relações de solidariedade e, principalmente, o dia a dia nas comunidades periféricas e as dificuldades em viver de cultura no Brasil”, ressaltam os produtores.
Já exibido em cinco continentes, Cidade de Deus – 10 anos depois participou de 24 festivais de cinema no Brasil e 31 no exterior. Aclamado pelo júri popular e também pelo oficial, a produção já faturou oito prêmios:
- Melhor Filme na 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em 2014
- Melhor Edição no 7° Festival de Cinema de Triunfo, em 2014
- Melhor Som no 7° Festival de Triunfo, em 2014
- Melhor Filme no 14° Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, em 2014
- Melhor Filme no 7° Cine Favela Festival RJ, em 2015
- Melhor Filme no 4° Tenemos Que Ver, Festival Internacional de Cine y Derechos Humanos de Uruguay, em 2015
- Melhor Filme no Festival Internacional da Bolívia, em 2015
- Melhor Longa no Festival de Cinema de Belo Jardim, em 2015
Confira o trailer!