Na última segunda-feira (25) a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela maior premiação do cinema mundial, o Oscar, anunciou novos membros. Foram adicionadas mais de 900 pessoas de 59 países diferentes e, entre eles, os brasileiros Carlinhos Brown e Alice Braga.
Brown foi selecionado por ter feito as trilhas sonoras de “Rio” e “Capitães de Areia“. Já Alice Braga foi lembrada pelos filmes “Cidade de Deus” e “Eu sou a Lenda“. A partir de agora, como membros da Academia, eles podem votar nos candidatos e finalistas ao Oscar dentro de suas especialidades – ou seja: Brown vai votar em trilhas sonoras e músicas de uma maneira geral, e Alice vai votar nas categorias de melhor atriz e atriz coadjuvante.
A inclusão dos brasileiros – além dos dois, também se tornaram membros este ano a cineasta Maria Augusta Ramos, de “O Processo”, e o ator Felipe Lacerda, de “Central do Brasil” – faz parte de um movimento recente da Academia de garantir mais diversidade em seus quadros. Depois da crise de 2016, em que houve muitos protestos pela quase absoluta ausência de negros na premiação (#oscarssowhite, lembram?), a instituição tem se aplicado em convidar novos membros de diversas nacionalidades, gêneros e raças.