Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Beija-Flor é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2018

Com enredo politizado que abordou alguns dos principais problemas do Brasil, como intolerância, corrupção e violência, a escola é a campeã pela 14ª vez.

Por Ketlyn Araujo
Atualizado em 17 jan 2020, 08h48 - Publicado em 14 fev 2018, 16h08
 (Mauro Pimentel/AFP/Reprodução)
Continua após publicidade

No Rio de Janeiro, a escola campeã do Carnaval 2018 foi a Beija-Flor de Nilópolis, pela 14ª vez na história. A apuração rigorosa, que aconteceu nesta quarta-feira de cinzas (14) na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, revelou a vencedora entre as 13 escolas do Grupo Especial, após serem divulgados os resultados da categoria “Samba-Enredo”, que avalia letra e melodia, em uma disputa das mais acirradas.

 

O Carnaval carioca deste ano foi marcado por desfiles com uma pegada política e social pela Sapucaí, e a Beija-Flor, da Baixada Fluminense, que fez uma crítica à corrupção e à intolerância no Brasil, foi um grande exemplo disso.

A escola “fechou” o Carnaval do Rio com chave de ouro, e desfilou depois das 04h desta terça-feira (13). Com o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”, de autoria de Neguinho da Beija-Flor, traçou um paralelo entre os 200 anos do famoso livro “Frankenstein”, de Mary Shelley, e alguns dos principais problemas da nossa sociedade.

A mensagem por trás do desfile, que deu um show de criatividade nas alegorias, era a de espalhar o amor em todas as suas formas.

Leia Mais: Pabllo Vittar estreia na Sapucaí e se emociona com a Beija-flor

1518527739_669835_1518528696_album_normal
(Mauro Pimentel/AFP/Divulgação)
Continua após a publicidade

Entre seus pontos relevantes, a escola colocou Pabllo Vittar para desfilar pela primeira vez na avenida, e ainda contou com a presença poderosa de Jojo Todynho – as duas representaram o combate às intolerâncias de gênero e racial, respectivamente, e foram destaque do carro “O Abandono”.

View this post on Instagram

// você que não soube cuidar você que negou o amor vem aprender na beija-flor! Parabéns @beijafloroficial ✨🌈✨ #campea2018

A post shared by Pabllo Vittar (@pabllovittar) on

A escola abordou, ainda, temas importantes como o tráfico e a guerra às drogas, a falta de incentivo à educação, a corrupção do governo e a violência no Rio de Janeiro, sempre usando de metáforas inteligentes que colocavam o “terror brasileiro” como pano de fundo. Ao final do desfile, para simbolizar o espírito de união, a avenida foi aberta ao público.

Continua após a publicidade
1518527739_669835_1518527966_album_normal
(Pilar Olivares/Reuters/Divulgação)

Mais de três mil e quinhentos integrantes, divididos entre a bateria “Poderosa”, 36 alas e cinco carros-alegóricos diferentes comandaram a festa impecável da Beija-Flor, que não vencia um Carnaval desde 2015. Contabilizando 269,6 pontos (de virada) em 2018, ela se torna a terceira maior vencedora no rol das campeãs brasileiras, atrás apenas da Portela e da Mangueira.

View this post on Instagram

Obrigada Nilópolis, Obrigada @beijafloroficial por ter me abraçado com tanto amor e carinho! " Nós botamos pra fuder na avenida " #beijaflordenilopolis #campea2018 #obrigadadeus #eutavaemocionada

A post shared by JoJo (@jojotodynho) on

Continua após a publicidade

O vice-campeonato ficou com a escola Paraíso do Tuiuti – favorita do público – , empatada com a Acadêmicos do Salgueiro (ambas com 269,5 pontos), em terceiro lugar. Enquanto a primeira falou sobre a escravidão, ao mesmo tempo em que criticava duramente o governo atual, a segunda enalteceu e homenageou a história de importantes mulheres negras e guerreiras.

As escolas Grande Rio e Império Serrano, penalizadas por erros no tempo dos desfiles, tiveram as menores pontuações, foram rebaixadas e irão desfilar pela Série A do Carnaval em 2019.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.