As homenagens de celebridades a Chadwick Boseman, morto aos 43 anos
O ator, que se tornou mais conhecido pelo protagonista de Pantera Negra, não resistiu a um câncer
Após quatro anos lidando com um câncer, o ator Chadwick Boseman, protagonista de Pantera Negra e outros filmes da Marvel como rei de Wakanda, teve sua morte anunciada na sexta-feira (28), aos 43 anos. As redes sociais de colegas de elenco do filme da Marvel, de atletas e outras celebridades se inundaram de publicações em homenagem ao ator. Alguns deles, não sabiam da doença que acometia Chadwick durante a produção do filme que o tornou mundialmente conhecido.
“Tudo o que eu tenho a dizer é que as tragédias deste ano se tornaram mais profundas com a perda de Chawick Boseman”, escreveu o ator Mark Ruffalo, que deu vida ao Hulk, também pela Marvel. “Irmão, você é um dos grandes de todos os tempos e sua grandeza estava apenas começando.”
“O mundo vai sentir falta de seu enorme talento”, escreveu o ator Chris Pratt, que também fez parte da franquia Vingadores, ao lado de Chadwick.
A atriz Brie Larson, que encarna a Capitã Marvel, publicou uma foto com o ator. “Ele era alguém que irradiava poder e paz. Ele se levantava por muito mais do que apenas ele próprio. Você fará falta e nunca será esquecido”, escreveu.
A apresentadora Oprah Winfrey lembrou que ele mostrou sua grandeza e realeza em Pantera Negra enquanto enfrentava o tratamento. “Isso é dignidade”, afirmou.
What a gentle gifted SOUL. Showing us all that Greatness in between surgeries and chemo. The courage, the strength, the Power it takes to do that. This is what Dignity looks like. https://t.co/U3OOnJVS42
— Oprah Winfrey (@Oprah) August 29, 2020
Em seu último filme, Destacamento Blood, dirigido por Spike Lee, Chadwick contracenou com Clarke Peters. O ator escreveu sobre a parceria: “Que alma adorável. Chad, já estou com saudades, irmão.”
Spike Lee publicou um trecho do filme em que dirigiu Chadwick. “Deus é amor; amor é Chadwick”, compartilhou.
“Ele ainda tinha muito trabalho incrível para criar. Sou infinitamente grato por nossa amizade”, escreveu o ator Chris Evans, colega de Chadwick nas produções da Marvel.
Neste sábado (29), após ganhar a pole position no Grande Prêmio da Bélgica, o piloto Lewis Hamilton homenageou o amigo vestindo macacão preto; a sua Mercedes também se tornou uma Pantera Negra. “Ele inspirou uma geração inteira de jovens negros e deu-lhes um verdadeiro super-herói para admirar”, disse o atleta em postagem no Instagram.
“Ser jovem, talentoso e negro; usar esse poder para criar heróis para admirar; fazer tudo isso enquanto sente dor – que uso ele fez de seus anos”, escreveu o ex-presidente americano Barack Obama sobre o ator, que fizera trabalho voluntário com crianças carentes na Casa Branca.
“Neste momento, nossos corações estão se contorcendo de tanta dor”, escreveu o ator Jamie Foxx.
A diretora Ava DuVernay disse: “Que você tenha um lindo retorno, Rei. Nós sentiremos a sua falta”.
May you have a beautiful return, King. We will miss you so. pic.twitter.com/jdip3RHoXb
— Ava DuVernay (@ava) August 29, 2020
O escritor Clint Smith destacou a importância do ator para a representatividade de crianças negras. “Eu penso no meu filho de três anos e a fantasia dele de Pantera Negra. Como ele vestia quase todos os dias e se recusava a tirar. O jeito que ele andava dizendo que era o Pantera Negra”, compartilhou.
I keep thinking about my 3-year-old in his Black Panther costume. How he wore it almost every day when he got it, refused to take it off. The way he walked around saying “I’m the Black Panther.” How happy it made him. What Chadwick gave us was immeasurable. What an enormous loss.
— Clint Smith (@ClintSmithIII) August 29, 2020
No Brasil, o ator Lázaro Ramos foi um dos que homenageou Chadwick por sua importância para a valorização da população negra dos Estados Unidos e de todo o mundo. “Ele se tornou o rosto de um mundo ideal. O rosto do sonho por uma Wakanda [nome do reino do personagem de Chadwick]. Queríamos morar lá e sermos liderados por ele.”
Durante o Jornal Hoje deste sábado (29), a jornalista Maju Coutinho mencionou a importância do ator e entoou o mote “Wakanda forever”, usado em Pantera Negra. Ela compartilhou o momento em seu perfil no Instagram.