Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

7 diretoras de cinema que deveriam ganhar o Oscar

Em toda a história da premiação, apenas três mulheres levaram a estatueta na categoria de Melhor Direção; conheça profissionais que merecem o prêmio

Por Beatriz Lourenço
1 mar 2025, 05h00
Em toda a história da premiação, apenas três mulheres levaram a estatueta na categoria de Melhor Direção. Conheça profissionais que merecem o prêmio (Reprodução/Reprodução)
Continua após publicidade

Apesar dos avanços na indústria cinematográfica, as mulheres ainda enfrentam desafios para serem reconhecidas. Prova disso é a categoria de Melhor Direção no Oscar. Em quase um século de premiação, apenas três diretoras levaram a estatueta para casa: Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror, Chloé Zhao, por Nomadland e Jane Campion, por Ataque dos Cães. 

No entanto, cineastas talentosas vêm conquistando espaço com narrativas inovadoras e visões autênticas, capazes de redefinir o cinema contemporâneo. 

Algumas já são nomes conhecidos no circuito internacional, enquanto outras despontam como grandes promessas para os próximos anos. Com o Oscar 2025 se aproximando, listamos profissionais que merecem reconhecimento por criarem dramas sensíveis, thrillers marcantes e comédias afiadas: 

Coralie Fargeat 

Coralie Fargeat

A diretora francesa é a única mulher indicada na categoria deste ano com o filme A Substância, uma mistura de terror e ficção protagonizado por Demi Moore. A trama discute a pressão estética e o envelhecimento na indústria do entretenimento, trazendo uma abordagem provocativa e visualmente impactante​ – diferente de tudo o que já vimos até então. 

Em 2017, Coralie ganhou visibilidade pelo thriller Vingança, aclamado por sua abordagem feminista.

Marielle Heller 

Marielle Heller
Marielle Heller (Wikimedia Commons/Reprodução)
Continua após a publicidade

A diretora, roteirista e atriz norte-americana é conhecida por dirigir os filmes O Diário de uma Adolescente (2015) e Um lindo dia na vizinhança (2019), estrelado por Tom Hanks

Seu último filme Canina, com Amy Adams, mistura comédia e terror ao contar a história de uma mãe que acredita estar se transformando em um cachorro. A história sensível retrata a solidão materna e a necessidade de uma rede de apoio em um momento delicado na vida das mulheres. 

Celine Song 

Celine Song

A diretora, roteirista e produtora é nascida em Seul, na Coreia do Sul. Ela iniciou sua carreira escrevendo peças para o teatro off-Broadway e, posteriormente, trabalhou como roteirista na série A Roda do Tempo.

Seu grande destaque veio com Vidas Passadas, filme que retrata questões como identidade e imigração.

Continua após a publicidade

A história gira em torno de Nora, uma mulher que, após emigrar da Coreia do Sul para a América do Norte, se reencontra com Hae-Sung, seu amigo de infância com quem tinha uma relação platônica.

A produção examina a intensidade da conexão entre eles, mesmo após anos de separação, tocando nas emoções de nostalgia e nos caminhos não seguidos, enquanto se questiona sobre os significados das escolhas de vida.

Greta Gerwig 

Greta Gerwig se desprende do próprio ego para fazer de

Esta é uma das diretoras mais aclamadas da sua geração, conhecida por seu trabalho tanto como atriz quanto cineasta. Ela começou sua carreira em filmes independentes, mas se destacou como diretora com Lady Bird, que foi indicado a cinco prêmios Oscar, incluindo Melhor Direção. 

Greta também dirigiu Adoráveis Mulheres, filme que consolidou seu nome em Hollywood. Com Barbie, fenômeno de bilheteria, ela recebeu 8 indicações ao Oscar, mas ficou de fora da categoria de Melhor Direção. Sua obra é aclamada por lidar com as complexidades emocionais e a representação feminina de forma autêntica e multifacetada.

Continua após a publicidade

Justine Triet

Justine Triet

A cineasta francesa se destacou internacionalmente com o drama Anatomia de Uma Queda, lançado em 2023. Triet é conhecida por seu estilo de narrativa psicológico e criativo, que mescla temas de mistério com uma análise profunda da filosofia humana. Seus filmes frequentemente desafiam a percepção do espectador, levando-o a questionar a realidade dos eventos.

Sofia Coppola 

Sofia Coppola

A diretora iniciou sua carreira no cinema com o filme As Virgens Suicidas, filme aclamado até hoje. Em seguida, ganhou ainda mais projeção com os títulos Encontros e Desencontros (2003) e Maria Antonieta (2006).

Em 2023, esteve à frente do longa Priscilla, que narra a história de Priscilla Presley. Durante sua trajetória, Sofia desenvolveu um estilo narrativo que foca na introspecção: os silêncios, as pausas e a desconexão emocional entregam mais do que as palavras.

Continua após a publicidade

Anna Muylaert 

Anna Muylaert 

Anna é uma das cineastas mais renomadas do Brasil. Seu trabalho mais famoso, Que Horas Ela Volta?, foi amplamente aclamado por sua crítica social que aborda questões de classe, identidade e as divisões sociais. 

Neste ano, ela lança o drama A Melhor Mãe do Mundo, que acompanha a jornada de Gal, uma mulher que trabalha arduamente como catadora de materiais recicláveis. Para escapar da violência doméstica imposta por seu marido, Leandro, ela decide partir com seus filhos, atravessando a cidade de São Paulo com uma carroça. Ao longo do percurso, a protagonista enfrenta os desafios e os perigos das ruas, enquanto busca proteger as crianças e transformar a difícil realidade em uma grande aventura.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.