Impulsionada pela crescente curiosidade em torno das pautas regionais, a culinária do Amazonas segue evidente em São Paulo. Veja um roteiro de restaurantes na capital para mergulhar nessa diversidade de sabores.
Trópico
Recém-inaugurada pelos mesmos proprietários do badalado Tokyo, a casa no centro da cidade aposta na valorização da cultura dos países do Trópico de Capricórnio. O menu é variado, mas os sabores amazônicos são evidenciados pela manauense Maria Carla Dias.
“Me encanto por diversas matrizes culturais, mas cumaru e puxuri sempre brilham nos meus pratos”, conta a chef, que incluiu ainda no cardápio preparos como molho lambão com tucupi e verrine de chocolate com cupuaçu. Saiba mais sobre as raízes e o trabalho da chef do Trópico nesta reportagem.
Endereço: Rua Major Sertório, 114, Vila Buarque – SP
@tropico.sp
Banzeiro
Felipe Schaedler, forte nome da gastronomia de Manaus, expandiu sua influência até a capital paulista, inaugurando uma filial de seu renomado restaurante. Desde a abertura, em 2019, ele se destaca como uma das principais referências nacionais da culinária amazônica.
O chef desenvolve, junto a produtores, uma intensa pesquisa de ingredientes nativos, como as formigas saúvas (que chegam de São Gabriel da Cachoeira), cogumelos cultivados por tribos Yanomami, tubérculos rústicos, flores comestíveis e frutas locais.
Endereço: Rua Tabapuã, 830, Itaim Bibi – SP
@banzeirosp
Ama.zo
Para criar o conceito do restaurante, o chef limenho Enrique Paredes buscou inspiração no encanto da selva amazônica, que cobre 60% do território peruano.
O menu combina ingredientes brasileiros, técnicas tradicionais e uma abordagem contemporânea, resultando em pratos potentes, conquistados a partir dos sabores da cocona (espécie de tomate amazônico), do tucupi e da rapadura.
Endereço: Rua Guaianases, 1149, Campos Elíseos – SP
@amazoperuano