No verão, esticamos as happy hours e as tardes de domingo na piscina ou no parque. É muito bom curtir a estação, mas desde que hidratada. Se estiver cansada das bebidas de sempre, aceite o incentivo da chef Ana Luiza Trajano para criar novas possibilidades. Começando com um suco diferentão e colorido (veja abaixo).
“O Brasil tem uma enorme variedade de frutas; basta saber combiná-las”, diz ela. Para obter o efeito, o truque é mesclar frutas mais aquosas, como amora e melancia, a outras mais densas, como manga e cajá. O drinque sem álcool é outra opção divertida. “Essas composições pedem ingredientes que produzam, no final, um sabor complexo, como hortelã e pimenta”, explica, referindo-se ao caju-moça.
Para quem acha que refrigerante caseiro é impossível de fazer e que não fica tão gostoso, Ana ensina uma receita da bebida com gengibre. De preparo prático, exige apenas paciência com o tempo de fermentação e cuidado ao armazená-la – tem que ser em uma garrafa plástica flexível, e não de vidro, pois ela pode se quebrar durante o processo. Só transfira para a de vidro quando o refrigerante estiver pronto – e sem tampa. E não poderia faltar a raspadinha, um clássico que deixa qualquer ocasião com clima de praia. A inusitada combinação de mate com juçara, fruta semelhante ao açaí, resulta em uma bebida única. É para se deliciar!
Suco de amora e manga-ouro
Refrigerante caseiro de gengibre e capim-santo
Caju-moça e raspadinha de mate com juçara