Uma receita extremamente prática, o suspiro é daquelas sobremesas com sabor de infância. Porém, apesar de levar poucos ingredientes, acertar seu ponto pode ser um desafio.
Como deixar o suspiro crocante por fora e molinho por dentro? E como fazer para não murchar depois de assar? Ou pior, como garantir que o suspiro asse por completo, mas sem queimar?
Com a missão de tirar as dúvidas sobre esse docinho açucarado, a chef Ludmila Nogueira, da Douceur, ensina o passo a passo do suspiro!
A chef ainda traz uma versão feita com cacau, veja só:
Receita de Suspiro de Chocolate
Rende: 2 assadeiras de 30 x 25 cm | Tempo de preparo: 1h30m
Ingredientes
60 gramas de claras
60 gramas de açúcar refinado
1 colher (sopa) de suco de limão
10 gotas de essência de baunilha
60 gramas de açúcar impalpável
7 gramas de cacau em pó 100%
Modo de preparo
Bata em velocidade média, na batedeira, as claras. Adicione, aos poucos, o açúcar refinado. Quando as claras estiverem mais firmes, aproximadamente 5 minutos depois, adicione o suco de limão e a essência de baunilha e bata por mais 5 minutos ou até não haver mais cristais de açúcar. Desligue a batedeira e peneire sobre o merengue, o açúcar impalpável com o cacau em pó 100 %. Mexa delicadamente com uma espátula e coloque o merengue em um saco de confeitar com o bico que desejar. Faça o formato desejado sobre a assadeira forrada com papel manteiga. Preaqueça o forno em temperatura mínima e coloque uma colher de pau deixando a porta semiaberta, seque os suspiros de 2 a 3 horas. Espere que eles esfriem completamente e armazene-os em potes herméticos. Use os suspiros para decorar sobremesas, fazer discos para usar como base de tortas e outras sobremesas.
Dicas da chef:
- Caso deseje outros sabores, é possível retirar o cacau em pó da receita e salpicar nozes, pistache ou lavandas sobre os suspiros.
- Caso não encontre o açúcar impalpável, pode substituir pelo açúcar de confeiteiro com uma colher (chá) de amido de milho.
- O tempo de secagem pode variar de acordo com o forno e tamanho do suspiro pingado. É importante que ele esteja completamente seco e crocante ao tirar do forno.