Um dos pratos mais marcantes da culinária do Reino Unido, o Fish & Chips é praticamente essência da comida caseira britânica. A combinação do peixe empanado e frito com uma porção de batatas fumegantes traduz a praticidade inglesa atual na cozinha, mas a receita data de muito tempo atrás.
A origem do Fish & Chips
Apesar de muitos pensarem que essa iguaria se originou na Inglaterra, a história aponta que foi em Portugal que o prato realmente foi inventado. E como tantos outros pratos famosos, o peixe com batatas fritas foi criado por necessidade.
Foram os judeus portugueses refugiados que levaram ao Reino Unido, por volta do século XVII, o hábito de fritar peixe, principalmente o bacalhau, que ainda hoje se mantém como o favorito dos ingleses no preparo do prato. Foi nessa época também que os franceses (ou os belgas, dependendo da versão contada) inventaram a batata frita como substituta do peixe, que tornava-se escasso durante o inverno, e daí, apesar de não se saber muito bem como, veio a junção de ambos os ingredientes.
Por fim, a receita ganhou tanta popularidade na Inglaterra que, certa vez, Winston Churchill se referiu a ela como “the good companions” (os bons companheiros), por ter ajudado, juntamente com o chá, a manter a moral das tropas e da população ao longo de duas guerras mundiais.
No auge da popularidade do prato – o que ocorreu no final da década de 1920 –, havia cerca de 35 mil negócios especializados em fish & chips no Reino Unido (o que engloba a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). Hoje, ainda existem 10.500 “chippies”, como são conhecidos esses estabelecimentos, na região. Neles, são servidos 360 milhões de refeições de peixe com batatas fritas todos os anos – o que equivale a seis porções para cada homem, mulher e criança britânicos.
Como fazer fish & chips em casa
Prática, a receita vai bem em qualquer ocasião. Para acertar no preparo, basta se programar para levar os ingredientes para fritar pouco antes de servir, para que o prato se mantenha crocante e fresquinho.
Além do peixe e da batata frita, a receita permite ainda harmonizar outros acompanhamentos. Abaixo, o chef Thiago Ribeiro ensina o passo a passo da receita clássica, dando as dicas para um empanamento perfeito, e ainda ensina a fazer um molho tártaro e purê de ervilhas para acompanhar.
Receita de fish and chips (peixe e fritas)
*Receita cedida pelo chef Thiago Ribeiro
Ingredientes
Para o molho tártaro
30g de pepinos em conserva picados;
10g de alcaparras picadas;
1/2 cebola pequena picada;
Salsa picada e pimenta-do-reino fresca a gosto;
Raspas e suco de 1/2 limão-siciliano;
1 xícara de maionese.
Para o purê de ervilhas
100g de ervilhas cozidas;
1/2 xícara de leite de coco;
Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Para as batatas
400g de batata palito congelada;
Óleo de coco em spray.
Para o peixe
4 filés de linguado com 150g cada um, sem pele (pode substituir por bacalhau fresco, abrótea ou tilápia);
Sal e pimenta-do-reino a gosto;
Óleo para fritar.
Para empanar
100g de coco ralado sem açúcar;
100g de farinha de coco;
100g de amido de milho;
3g de fermento biológico seco;
400ml de cerveja Pilsen;
Sal a gosto.
Modo de preparo
Prepare o molho tártaro: Tempere a maionese com os ingredientes e sirva o molho como acompanhamento.
Prepare o purê: Bata todos os ingredientes no processador ate virar um creme.
Prepare as batatas: Coloque-as na fritadeira elétrica preaquecida a 180°C e passe um pouco de óleo de coco. Frite por 30 minutos ou até dourar. Reserve.
Prepare o peixe: Bata os ingredientes secos no liquidificador até ficar bem fino e coloque num bowl de inox e reserve. Junte o fermento e a cerveja e deixe agir por cerca de 5 minutos. Adicione a cerveja aos secos, misture bem e deixe a massa fermentar por cerca de 1 hora em temperatura ambiente. Tempere o peixe com sal e pimenta, mergulhe na massa e frite por imersão no óleo a 160°C. Sirva o peixe e as fritas com o molho tártaro e uma fatia de limão.