Halloween: docinhos divertidos para fazer com as crianças
Para surpreender os pequenos, o segredo é ousar na criatividade
O Halloween é uma época de muita diversão, especialmente para crianças, que podem se fantasiar e ganhar gostosuras dos vizinhos. Além das roupas assustadoras, uma parte essencial dessa celebração são os doces, que podem ser feitos em família. Por isso, trouxemos algumas dicas perfeitas para a ocasião.
De acordo com Walkyria Fagundes, chef de confeitaria do restaurante AE! Café & Cozinha, é possível adaptar diferentes receitas para o evento. “Como o Halloween puxa mais para a estética do que o sabor, é possível fazer a sua receita favorita de doce e só dar aquele acabamento que remeta a data”, informa a chef confeiteira”, diz.
A confeiteira informa que a abóbora é o ingrediente mais coringa, pois agrada a maioria das pessoas no Halloween, principalmente por já ser utilizada para o próprio preparo dos doces. A profissional também cita o chocolate e o marshmallow como recomendações.
Sobre sugestões de doces, Walkyria menciona: “Uma ideia legal é fazer uma bolacha, no estilo ginger bread, e finalizar com balinhas no formato de dentadura”.
Ingredientes
- 360g de farinha de trigo
- 4g de gengibre em pó
- 2g de canela
- 6g de fermento
- Cravo
- 1g de noz moscada
- 1g de sal teaspoon salt
- 170g de manteiga pomada
- 150g de demerara
- 120g de melaço
- 1 ovo à temperatura ambiente
- Modo de preparo
Modo de preparo
Para reproduzir a receita, basta bater a manteiga com o açúcar e o melaço até ficar um creme fofo. Em seguida, entre com o ovo e os ingredientes secos, e bata o suficiente para misturar tudo.
Caso queira fazer à mão, abra a massa entre dois papéis manteiga e deixe esfriar até que fique dura. Depois, corte com o aro redondo e ao meio e coloque em uma assadeira. Deixe por 15 minutos ou até que doure, em forno pré-aquecido a 170º. Por fim, recheie com geleia de frutas e coloque a dentadura entre as duas metades.
Outras opções
Walkyria comenta sobre algumas ideias criativas para a apresentação e destaca outros docinhos que podem ser preparados na data especial. “Teve uma época em que o cakepop estava muito em alta e é um preparo relativamente fácil, que traz beleza para a mesa”.
Ela complementa, destacando a elaboração de doces de forma atrativa para as crianças: “Preparos com bolachas e cookies e decoração de glacê são muito bonitos. Tem opção de bombons ou formas de chocolates com temas de Halloween. Cupcakes com pasta americana também são legais, é quase como brincar de massinha.”
Decoração
A estética, de modo geral, é muito importante no Halloween. E, por isso, a chef do restaurante AE! Café & Cozinha aponta o glitter comestível com glacê que dê para desenhar.
“Outra dica bacana é utilizar criativamente alguns ingredientes já prontos, que podem ajudar a criar formatos. Alguns exemplos: um biscoito preto cortado ao meio pode se transformar nas asas de um morcego; um chocolate pronto pode ser o corpo de uma aranha; um morango pode ser a base do corpinho de um fantasma”, exemplifica.
E para envolver as crianças neste processo, a solução é pensar em elaborações compatíveis com as habilidades e a idade. “O mais importante é pensar em decorações que não sejam muito complexas, para que a criança não tenha dificuldade em fazer, até para não gerar frustração”, finaliza.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.