Receitas típicas do Nordeste para comemorar o Dia do Nordestino
Charque, carne-de-sol, beiju, aipim, bolo de rolo, rapadura... Essa gastronomia é tão parte de nós, que a gente nem sabe como viver sem <3
No dia 08 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino, no país todo. Das praias paradisíacas e indescritíveis aos carnavais sem comparação, a região Nordeste é uma das mais ricas em termos gastronômicos. Muitas das receitas desta lista podem aparecer, facilmente, em outros estados, pois a popularização delas fez com que se misturassem às outras culturas, como a portuguesa, espanhola e africana. E não se engane: esta é uma pequena amostra das muitas delícias que todos os imigrantes nordestinos trouxeram para cada cidade brasileira. E aí, qual o seu prato favorito?
Maranhão
Apesar de ser confundida com a tapioca, a massa de beiju é feita com a raiz da mandioca, normalmente recheada com carne-de-sol ou coco.
Piauí
O escondidinho pode até ser bem famoso em muitos estados brasileiros, mas o original de carne-seca com aipim vem lá do Piauí.
Um prato bem comum para quem gosta de culinária brasileira, o baião-de-dois também aparece bastante no Sudeste.
Ceará
Para os de estômago forte e apetite por receitas diferentes, o sarapatel – aquele favorito do Comendador (Alexandre Nero), em Império – é uma ótima pedida para comemorar a data com a família.
Um dos doces cearenses mais famosos – e bastante presente nas Festas Juninas – é a rapadura. A dica é inovar e fazer um delicioso bolo de rapadura!
Rio Grande do Norte
Talvez você esteja mais acostumada a versão doce da paçoca, mas a gente garante: vale a pena experimentar a salgada, feita com carne-de-sol.
Paraíba
Se você gosta do sabor diferente do charque – também comum no Rio Grande do Sul -, essa é a receita perfeita para o dia.
Pernambuco
Uma das maiores delícias de Pernambuco é o espetacular bolo de rolo, que mais parece uma obra de arte!
O bolo Souza Leão é um verdadeiro patrimônio histórico da gastronomia brasileira, especialmente a pernambucana. Não deixe de conhecer!
Aqui não tem desperdício, não: a galinha é utilizada inteira, incluindo os miúdos e até mesmo o sangue, que dá o tom do caldo (e o sabor, claro!) da galinha cabidela.
Alagoas
Das maravilhosas receitas que conhecemos desta região, o pudim de tapioca é, facilmente, uma das mais gostosas.
Sergipe
Se a galinha cabidela te pareceu estranha, provavelmente você não irá se identificar tanto com a galinha ao molho pardo. Famosa no interior de São Paulo, essa receita vem lá de cima, com muito gosto!
A casquinha de siri pode até ser boa, mas nunca será a verdadeira casquinha de caranguejo <3.
Bahia
Dentre as muitas fusões das culinárias nordestinas, o acarajé com vatapá merece um destaque especial por um bom motivo: é herança da cultura africana, que tem um preparo sagrado desse prato. E essa tradição é especialmente forte na gastronomia baiana.
Já comeu caruru por aí? Assim como a maioria dos estados do Nordeste, a Bahia também tem bastante comida boa feita com peixes e frutos do mar.
Uma das melhores invenções deste país: a moqueca de peixe. Porque você pode fazer com qualquer tipo e ainda incrementar com camarões!