Leia a entrevista com a Nigella e aproveite para enriquecer seus truques de culinária:
Foto: Divulgação
Nigella Lawson sempre foi fã de gastronomia. Em 1998, conseguiu realizar o sonho de publicar um livro sobre culinária. Delá para cá, sua vida mudou completamente: passou de jornalista a cozinheira superstar. Atualmente, coleciona 10 livros com sua assinatura e, na televisão, faz sucesso com seu jeito carismático deensinar receitas práticas e cheias de sabor (o programa Nigella vai ao ar todos os domingos, às 12h, no canal pago GNT). Em entrevista a revista MANEQUIM, ela disse que não gosta de ser chamada de chef. “Cozinho e crio receitas porque adoro o assunto, mas não me interesso por fórmulas ou pratos padronizados. Gosto da cozinha caseira, que me lembra a infância”, explicou. Ela falou, ainda, dos ingredientes que não podem faltar em sua cozinha. Confira!
Qual é o sabor da sua infância?
O frango com arroz que a minha mãe fazia quando eu era criança. A receita é bem parecida com a canja de galinha brasileira, mas leva menos água.
Quando você decidiu que queria trabalhar com culinária?
Sempre gostei de experimentar novos pratos, e isso ficou mais evidente na época em que morei na Itália, durante minha adolescência. Me apaixonei pela comida italiana e pelo país. Uso muitos ingredientes típicos daquela região.
O fato de você não ser uma chef ajuda a compreender as necessidades de quem cozinha em casa no dia a dia?
Acredito que sim. Eu sou uma pessoa preguiçosa quando o assunto é cozinha, por isso, gosto de soluções práticas, de receitas rápidas e de usar ingredientes que são fáceis de encontrar em qualquer supermercado. A cozinha não precisa ser complicada.
É difícil manter o peso trabalhando com comida? Você se preocupa com isso?
Qualquer mulher se importa com a aparência, mas acho que a preocupação tem que estar ligada à saúde. Eu não acho saudável comer demais, nem passar fome.
Sempre à mão
Os ingredientes que não podem faltar na cozinha
MOSTARDA
Ela é versátil e pode ser usada para criar incríveis molhos para vários tiposde salada.
PIMENTA
Fã de um toque ardido, Nigella adora usar pimenta-do-reino e pimenta jamaicana em carnes e molhos.
MOLHOS
“Tenha molho de soja e molho inglês sempre por perto”, sugere. A ideia é experimentá-los e brincar de criar novas receitas com eles.
LIMÃO-SICILIANO
“Eu não conseguiria viver em uma casa onde não houvesse limão-siciliano”, brinca Nigella. Ele ajuda a dar um toque sofisticado aos mais diversos pratos.
SAL MARINHO
Para a cozinheira, este tipo de sal é mais saboroso, mais saudável e menos salgado do que o comum. Prefira comprar a versão que é vendida em flocos.
De olho no tempo!
Algumas dicas para otimizar a sua vida na hora de cozinhar
CONGELE
Tenha potes de diversos tamanhos sempre por perto para guardar e refrigerar pães, tiras de bacon e outros produtos que ficam sobrando na cozinha. Você pode reaproveitar esses ingredientes em inúmeras receitas. Além disso, quando estiver cozinhando carne ou frango, em vez de jogar o caldo fora, armazene-o. Ele ajuda a dar mais sabor a outros pratos e é mais saudável que o industrializado.
TESOURA
Na hora de picar ervas e legumes, troque a faca e a tábua por uma tesoura. Você pode picar os ingredientes diretamente na panela.
TIMER PORTÁTIL
“Deixe-o na sala enquanto conversa com os amigos, assim você não esquece da comida que está assando no forno, mas também não perde o bate-papo”, sugere.