A famosa vovó e quituteira do Programa da Palmirinha, exibido pelo canal pago Bem Simples, reuniu neste livro suas melhores receitas, feitas com ingredientes superacessíveis
Foto: Mario Rodrigues
A expressão “comida da vovó” costuma ser sinônimo de refeições deliciosas, servidas com muito amor. Para ajudá-la a preparar um cardápio caprichado, daqueles que a gente come rezando, pinçamos três pratos econômicos do livro 100 Receitas Preferidas (Ed. Alaúde, R$ 39,90*), da cozinheira Palmirinha Onofre.
Expert em quitutes fáceis de fazer, ela revela no livro segredos para arrancar suspiros da família. Aqui, dividimos com você as criações mais gostosas dela e suas dicas preciosas.
Polenta cremosa
Tempo: 50 minutos
Rende: 8 porções
Ingredientes
1 litro de água
1 col. (sopa) de manteiga
1 col. (sopa) de cebola picada
1 tablete de caldo de galinha
Sal a gosto
1 ½ xíc. (chá) de fubá
250 ml de creme de leite
Molho
3 col. (sopa) de azeite
250 g de carne moída
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 lata de molho de tomate
Queijo ralado a gosto para polvilhar
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque 750 ml de água, a manteiga, a cebola, o caldo de galinha e o sal. Mexa e leve ao fogo até levantar fervura. Dissolva o fubá na água restante e despeje na panela, mexendo sempre. Cozinhe por dez minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e adicione o creme de leite. Reserve.
Molho:
Aqueça o azeite e frite a carne moída, mexendo até perder o tom rosado. Junte o alho, a cebola, o sal e a pimenta. Ponha o molho de tomate e cozinhe em fogo baixo por cinco minutos. Despeje sobre a polenta e polvilhe o queijo. Sirva.
Dica da Palmirinha:
Mexa vigorosamente o fubá para não empelotar
Pernil assado ao molho Dijon
Tempo: 4h30
Rende: 12 porções
Ingredientes
Suco de 2 limões
2 xíc. (chá) de vinho branco seco
4 col. (sopa) de azeite
5 dentes de alho amassados
2 folhas de louro
2 galhos de alecrim
Sal a gosto
1 pernil de porco sem osso (3 kg)
Molho
½ xíc. (chá) da marinada acima
2 col. (sopa) de óleo
1 cebola grande em cubinhos
1 col. (sopa) de amido de milho
2 xíc. (chá) de caldo de legumes
1 lata de creme de leite
4 col. (sopa) de mostarda Dijon
Cheiro-verde picado, alecrim e mostarda em grãos a gosto
Modo de preparo:
Na véspera, faça uma marinada com o suco de limão, o vinho, o azeite, o alho, o louro, o alecrim e o sal. Tempere o pernil com essa marinada e faça furos na carne para absorver os temperos. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira até o dia seguinte. Reserve ½ xícara da marinada. Coloque o pernil numa assadeira, regue-o com o tempero restante, cubra com papel-alumínio e leve ao forno, preaquecido em temperatura alta, por aproximadamente 3h30. Retire o papel e doure por mais 40 minutos.
Molho:
Aqueça o óleo e doure a cebola. Junte o amido dissolvido no caldo de legumes e a marinada reservada. Deixe cozinhar até engrossar. Retire apanela do fogo, junte o creme de leite, a mostarda, o cheiro-verde e tempere com sal. Misture bem. Despeje sobre a carne e decore com o alecrim e os grãos de mostarda. Sirva em seguida.
Dica da Palmirinha:
Enquanto a carne assa, regue-a com o caldo da assadeira a cada 20 minutos
Pão doce para o lanche
Tempo: 1 hora
Rende: 40 unidades
Ingredientes
2 tabletes de fermento para pão (30 g no total)
1 pitada de sal
1 copo de leite morno (250 ml)
1 kg de farinha de trigo
5 col. (sopa) de açúcar
5 ovos levemente batidos
1 copo (americano) de óleo
Gema para pincelar
Modo de preparo:
Esfarele o fermento e junte o sal. Misture bem. Adicione o leite e reserve. Numa tigela, coloque a farinha, o açúcar, os ovos, o óleo e o fermento reservado. Misture bem com uma colher de pau até obter uma massa uniforme. Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada e sove. Volte paraa tigela, cubra com um pano e deixe descansar por cinco minutos. Divida amassa em pequenas porções. Pegue uma porção e faça dois rolos. Trance-os e coloque as tranças em uma assadeira untada. Deixe dobrar de volume. Pincele a gema e leve ao forno, preaquecido em temperatura baixa, por 30 minutos ou até dourar.
Dica da Palmirinha:
O pão fica mais fofo se a massa crescer longe de correntes de ar.
* Preço pesquisado em junho de 2013