Tão logo chega o frio e a gente já começa a imaginar um prato fumegante de sopa. De fato, são poucos os alimentos capazes de aquecer o corpo tão rápido. Mas essa não é sua única vantagem – trocar o jantar sólido por uma refeição leve e líquida proporciona uma bela trégua para o sistema digestivo. O resultado é um sono tranquilo e reparador. As três receitas a seguir são perfeitas para fechar bem a noite. Retiradas do livro 100% Prazer – Sopas (Editora Larousse), elas levam ingredientes saudáveis e, ao mesmo tempo, plenos de sabor. Difícil vai ser tomar um prato só.
Creme de cenoura e abóbora ao cominho
500 g de cenouras
500 g de abóbora
1 batata
1 colher (sopa) de azeite
1 laranja
1 tablete de caldo de galinha
2 colheres (café) de cominho em pó
sal e pimenta-do-reino moída
1 Descasque as cenouras, a abóbora e a batata, lave-as e corte-as em pedaços.
2 Aqueça o azeite na panela de pressão e refogue os legumes durante 2 minutos, mexendo sempre.
3 Esprema a laranja, ponha o suco na panela de pressão e acrescente 1 litro de água, o tablete de caldo esmigalhado e o cominho. Coloque sal e pimenta.
4 Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos após o início da rotação da válvula.
5 Bata no liquidificador e sirva bem quente.
Sopa de agrião
1 cebola média
1 batata
1 colher (sopa) de óleo de girassol
15 g de manteiga
180 g de agrião
400 ml de caldo de galinha (fresco ou preparado com 1 tablete de caldo concentrado)
400 ml de leite
suco de 1 limão
sal e pimenta-do-reino moída
1 Descasque e fatie a cebola. Descasque a batata e corte-a em cubos.
2 Aqueça o óleo e a manteiga numa caçarola grande, acrescente a cebola e refogue sem deixar que ganhe cor. Adicione os cubos de batata e deixe cozinhar por 3 minutos. Tampe a caçarola e abafe os legumes por 5 minutos, em fogo baixo.
3 Lave o agrião. Corte os talos e pique-os grosseiramente.
4 Despeje o caldo e o leite na caçarola, acrescente os talos de agrião cortados, o sal e a pimenta. Quando ferver, deixe cozinhar em fogo baixo por 10 a 12 minutos.
5 Acrescente as folhas de agrião e prossiga com o cozimento por mais 2 minutos.
6 Bata no liquidificador o conteúdo da caçarola; depois, despeje a sopa de volta na caçarola para reaquecê-la. Acrescente um pouco de suco de limão e corrija o tempero. Sirva com fatias de pão ligeiramente torradas.
Creme de ervilhas
1 batata
1 maço de rabanetes com a rama
1 alho-poró
25 g de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
300 g de ervilhas debulhadas (frescas ou congeladas)
1 tablete de caldo de galinha concentrado
1 maço pequeno de cerefólio
100 ml de creme de leite fresco
sal e pimenta-do-reino moída
1 Descasque a batata, lave-a e corte-a em pedaços. Lave e seque as folhas dos rabanetes (guarde os rabanetes para outra receita). Descasque o alho-poró, lave-o e fatie-o.
2 Aqueça a manteiga e o azeite numa panela e refogue o alho-poró, mexendo sempre. Junte as folhas de rabanete e cozinhe por mais 1 minuto. Por fim, coloque os pedaços de batata, as ervilhas, as folhas de rabanete e esfarele o tablete de caldo de galinha.
3 Cubra com água e deixe ferver. Ponha sal e pimenta, adicione o cerefólio, diminua o fogo e deixe cozinhar lentamente por 20 a 25 minutos, até que os legumes estejam tenros. Com o auxílio de uma escumadeira, retire algumas ervilhas e reserve-as para a decoração.
4 Bata no liquidificador, acrescentando o cerefólio (guarde algumas folhas para decorar) e incorporando o creme de leite aos poucos. Passe tudo pela peneira. Distribua o creme de ervilhas em pratos fundos e decore com as ervilhas e o cerefólio reservados.
Sensual, Energia, Relax… Qual é a sua sensação do momento? Compre aqui e experimente os hidratantes da linha NIVEA Sentidos.