Para a chef Silvia Persussi, comida caseira é o alimento da alma
Foto: Ricardo Correa
“A maioria pode achar um chavão dizer isso, mas, para mim, a comida caseira é o alimento da alma”, diz a chef Silvia Percussi. É uma herança familiar a paixão dessa filha de italianos pela boa mesa. Era até de se esperar que o que sempre lhe deu prazer virasse profissão, como virou. Hoje ela toca, junto com o irmão, Lamberto, que é sommelier e restaurateur, a Vinheria Percussi, onde reina na cozinha. Segundo Silvia, tudo o que comemos ajuda a traçar a história da nossa vida, já que, de alguma forma, fica gravado na nossa memória. Quem se esquece da primeira vez que provou cogumelo ou ostra? “Por isso, é inevitável experimentar uma sensação de aconchego quando voltamos a comer os alimentos que adorávamos na infância.” A seguir, a chef revela algumas delícias que, para ela, têm esse tempero afetivo especial.
1. Mesa árabe
“Quando minha família sai do tema Itália, o Arábia é opção. A gente adora coalhada, quibe cru, homos… A esfirra folhada também é demais! Ainda tem os doces. Passo para pegar ou peço por telefone.”
Arábia – R. Haddock Lobo, 1397, Jardim Paulista, tel. 3061 2203
2. Menu chinês
“Frequento o Taizan desde o tempo dos meus avós. Nunca falta wonton frito, que é como um pastelzinho de carne que todo mundo adora!”
Taizan – R. Galvão Bueno, 554, Liberdade, tel. 3208 9498
3. Pão italiano
“Na Masseria, os pães são totalmente naturais, da fermentação aos ingredientes. Compro um pão que lembra o da Toscana, sem muito sal e mais durão. É perfeito com queijo, em uma bruschetta, no café da manhã.”
Masseria – R. Sales Guerra 75, Lapa, tel. 3871 1441
4. Pudim
“A Forma de Pudim oferece esse doce em vários sabores. Com textura cremosa e o verdadeiro gosto da baunilha, o tradicional parece muito o lá de casa.”
Forma de Pudim – R. Silvânia, 177 A, Vila Nova Conceição, tel. 2309 2030
5. Pesto
“Na minha família, não há nada mais caseiro do que nhoque ou tagliolini ao pesto genovês, feito com pignoli e folhas de manjericão gigante. É o nosso arroz com feijão. Dá para congelar o molho e usar depois, à temperatura ambiente, apenas adicionando um pouco da água do cozimento da massa.”
Rosticceria Percussi – R. Cônego Eugênio Leite, 523, Pinheiros, tel. 3088 4920