Quem não adora uma boa batatinha chips? E a versão de mandioquinha também conquistou lugar especial no paladar . A melhor notícia é poder fazer qualquer uma delas e destas tantas outras em casa!
Cortando as fatias
Para deixar qualquer receita beeeem crocante, o segredo é acertar na espessura do corte: se ficar muito grosso não cozinha com crocância. Usar uma mandolina é uma boa saída – a não ser que você tenha uma verdadeira habilidade com as facas e elas sejam bem afiadas.
Ah, aqui vai um pequeno truque para suas chips ficarem bem crocantes: depois de cortadas, deixe-as de molho em água gelada por 30 minutos. Depois é só secar com papel toalha e salpica-las com os temperos (ervas, sal grosso ou flor de sal e pimenta, por exemplo) e use azeite de oliva ou óleo para pincelar as fatias.
Desidratando
A versão assada do legume, verdura ou fruta que você escolhe nada mais é do que a forma desidratada dele. E para fazer isso é possível escolher entre micro-ondas e o tradicional fogão.
Micro-ondas
Você vai precisar de papel-manteiga e um refratário que possa ir ao micro-ondas. Forre com o papel e coloque as chips espaçadas entre elas. Leve por 2 minutos em potência alta. No final do tempo, vire todas as fatias e repita o processo. Tire quando elas começarem a ficar levemente douradas.
Fogão
O tempo que os alimentos ficam no forno pode variar, principalmente para as frutas, mas no geral são 45 minutos pelo menos. E o ponto principal é assar em fogo beeeeem baixo, senão, eles queimam e pode esquecer a crocância que você queria. A temperatura gira em torno dos 100 °C: se você não tiver um termômetro de forno, deixe a porta levemente aberta e na menor temperatura que for possível.
Acompanhado de: Homus.
Acompanhado de: espeto de filé e uma cerveja, por favor!
Acompanhado de: gratinado de carne-seca beeem cremoso.
Acompanhado de: maminha assada com tempero delicioso.
Acompanhado de: babaganuche em uma noite das arábias!
Acompanhado de: cozido de feijão-branco e pato. Yeah!
Acompanhado de: espetinho de peixe em um dia refrescante.
Acompanhado de: um suculento bife à parmegiana.
Acompanhado de: panqueca de frango com requeijão na hora do almoço! Se ela vai bem no suco detox e no preparo de saladas, por que não investir em uma versão crocante e assada? Daqui
Acompanhado de: drinques, muitos bons drinques.
Acompanhado de: ceviche de linguado, rúcula e melão. Um sabor diferente!
Acompanhado de: ossobuco com cogumelo. Substitua a vagem pela versão chips!
13. Manga, pêssego e outras frutas
Elas são ótimas opções para levar de lanche para o trabalho ou para a faculdade. Acompanham bem iogurtes
Acompanhado de: sanduíche de pernil com três queijos.
Acompanhado de: camarão à baiana. Um encontro de gastronomias!
16. Berinjela
Acompanhado de: hambúrguer de grão-de-bico e espinafre. Os veggies agradecem!
17. Chips de banana-da-terra
Acompanhado de: estrogonofe de carne. Um clássico revisitado.