As pequeninas frutas que brotam da jabuticabeira, nativa da Mata Atlântica, forram todo o tronco e os galhos da árvore. A cena é bastante comum nos meses de agosto a novembro. Como a colheita é farta, muitos frutos acabam abandonados pelo chão, formando um tapete roxo.
A paulista Ana Luiza Trajano evita esse desperdício catando o máximo que consegue e fazendo passas de jabuticaba. “É uma forma de ampliar o aproveitamento dessas frutas, que são sazonais. Assim, duram até seis meses e se tornam um curinga, podendo ser usadas tanto em pratos doces como salgados”, diz ela.
“Dar preferência a frutas da estação favorece o produtor que vive daquele plantio. Além disso, é mais saudável, já que, como os ciclos da natureza são respeitados, dispensa-se a utilização de recursos que forcem o cultivo fora de época”, completa a chef.
Veja o que está bombando nas redes sociais
Ela lembra que, uma vez colhidas, as jabuticabas devem ser consumidas o mais rápido possível – em saladas, por exemplo. Do contrário, começam a fermentar. Já em passas, elas preservam os nutrientes e o sabor. Ainda dão um toque muito especial a diversas receitas, como o tortéi de queijo da Canastra e a torta de ricota.
Confira 3 receitas com jabuticaba:
1. Passas de jabuticaba
2. Tortéi de queijo da canastra com passas de jabuticaba
3. Torta de ricota com passas de jabuticaba
Leia também: Chef ensina receitas clássicas da culinária do interior
+ O jovem chef Lorenzo Ravioli ensina 3 receitas italianas
Carga mental: você se sente sobrecarregada em casa?