Depois de três anos, o Porco Mundi está de volta! E se a cozinha e a alimentação de um povo dizem muito sobre seus costumes e histórias, A Casa do Porco expande as fronteiras do Centro de São Paulo para comemorar os seus sete anos celebrando a identidade de todo um continente. O nosso: a América Latina. A convite dos chefs Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda, 19 chefs de sete países latinoamericanos preparam juntos um jantar único no coração da capital paulista, em uma grande festa gastronômica em torno de sabores multiculturais que vêm conquistando cada vez mais relevância no cenário gastronômico global.
O Porco Mundi América Latina acontece no dia 11 de outubro, n’A Casa do Porco – eleito o 7º melhor restaurante do mundo, segundo o The World’s 50 Best Restaurants -, com ingressos limitados para o público.
Para este Porco Mundi, Janaína e Jefferson recebem colegas da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru. Cada um dos 19 chefs será responsável por uma receita do menu – composto por 10 entradas “finger food”, seis pratos principais e duas sobremesas – e mostrará um pouco sobre a cultura da carne de porco em seu país.
Segundo Jefferson, a ideia do Porco Mundi é investigar a importância cultural, econômica e social da carne de porco para os diversos povos do mundo e como eles trabalham esta proteína para se alimentar. “Além, é claro, de fazer um intercâmbio de conhecimento com nossos colegas de profissão, confraternizar e proporcionar uma experiência única para nossos clientes”, explica.
Janaína lembra que, nos últimos sete anos, A Casa do Porco “viajou” por todas as regiões do Brasil – em duas edições nacionais de Porco Mundi – e por países vizinhos, em uma grande “troca de sinergia entre cozinheiros”. “Sempre tivemos um suporte enorme dos nossos colegas latinoamericanos, que apoiam e divulgam o nosso trabalho, então nada mais justo agora do que homenagear a nossa América e mostrar que esse lado de cá precisa ser visto e reconhecido”, afirma a chef, que viajou por todo o continente nos últimos três anos.
Em entrevista a CLAUDIA, Janaina contou mais: “Tenho rodado o mundo. As cozinhas que eu mais gosto, e não é porque eu sou uma, são as das mulheres. A natureza pediu para que as mulheres adentrassem em lugares que estavam agressivos e encaixassem uma mudança.”
Chefs convidados
Da Argentina os chefs Cesar Sagario, Martin Lukesch e Juan Madero participam do jantar. Do Chile os chefes Kurt Schmid e Sergio Barroso foram convidados para representar o país. Álvaro Clavijo e Jaime Rodriguez são os dois chefs colombianos que participam do evento. Da Costa Rica, Santiago Fernandez Benedetto integra o time e, do Equador, Alejandro Chamorro e Pía Salazar trazem a cozinha típica do país. Para representar a cultura culinária do México, Antonio Bachour, Édgar Núnez, Elena Reygadas, Francisco “Paco” Ruano e Tomás Bermudez foram convidados. E do Peru, Jaime Pesaque, Mitsuharu “Micha” Tsumura, Pía León e Renzo Garibaldi finalizam o time de chefs convidados.