Vitória de Rafael Ilha em ‘A Fazenda’ revela conivência do público
Rafael Ilha, participante polêmico, garantiu uma vitória fácil mesmo com atitudes questionáveis no reality.
Após anos de declínio e desprestígio comercial, ‘A Fazenda‘ ressurgiu como uma fênix para a RecordTV. A atual edição do reality, encerrado na noite de ontem (13) com a vitória de Rafael Ilha, se mostrou um sucesso sem precedentes, tanto de repercussão quanto de crítica. Mas não pense que nada mudou: o reality rural da emissora continua com o péssimo hábito de bater palma para participantes muito controversos.
Rafael Ilha tem um currículo enorme em pautas abordadas por programas sensacionalistas, e foram essas características que levaram o ex-Polegar a entrar no elenco do ‘Power Couple‘, reality com casais da RecordTV. Para se ter uma ideia de como era um barril de pólvora prestes a explodir, Rafael Ilha chegou a abandonar a final do programa ao vivo após uma troca de farpas com o então apresentador Roberto Justus. A polêmica (e audiência) deve ter feito os olhos da emissora brilharem, e ele logo entrou na fila para uma sonhada participação em ‘A Fazenda’.
Dentro da casa, Rafael Ilha alternou entre a samambaia e o causador de tretas. Plantava uma discórdia aqui, ficava em cima do muro acolá e ia incitando as pessoas na casa umas contra as outras. Esteve sempre ao redor das brigas das principais protagonistas da temporada, Ana Paula Renault e Nadja Pessoa, e acompanhou de longe elas se eliminando.
Quando não estava sendo uma planta, soltava comentários horríveis e reprováveis, como quando fez uma “brincadeira” envolvendo estupro e o participante João Zoli. A pergunta é: como o público de casa entregou o prêmio do reality a ele?
Se julgarmos o resultado das votações, chegamos à conclusão que o público do programa aceita numa boa certos comportamentos dos participantes. Não faltaram comentários machistas e atitudes desnecessárias dos participantes homens em ‘A Fazenda 10’ e, de alguma forma, o público esteve de acordo com esse tipo de discurso. Um sinal disso foi a eliminação sucessiva das mulheres da competição, até chegarmos a uma situação inédita de, a poucas semanas da final, não ter mais qualquer mulher no elenco do programa pra contar história!
Não que seja uma surpresa essa aceitação do público com esse tipo de peão. Vamos lembrar que, ano passado, o participante que atraiu toda a atenção do público foi o médico Marcos Harter. Sim, aquele Marcos Harter expulso do BBB17 por agressão a uma participante mulher foi convocado naquele mesmo ano para apimentar o reality show da concorrente. Como um participante desses, que teve uma postura machista durante todo o reality, conseguiu chegar com a moral intocada ao segundo lugar da competição? Conivência do público. Por mais que ele não tenha ganhado a temporada, ele chegou até o fim da competição e saiu por cima.
Há espaço para um estudo mais aprofundado sobre as diferenças de público entre os que acompanham um ‘Big Brother Brasil’ e os que preferem ‘A Fazenda’, mas uma coisa parece bem clara: participantes com frases ofensivas e postura machista parecem ter vida longa no programa da RecordTV.