A produção brasileira de séries deu uma guinada nos últimos anos, em parte com o aumento de produções na TV paga e agora com os investimentos da Globo no formato. Percebendo que as chances de exportação aumentam em dramaturgia curta, e ao reparar que perdeu uma parcela do público de novela para as séries, a Globo passou a atacar esse mercado com muita força. Mas, afinal, o que falta para chegar aos pés da Netflix?
Acredite ou não, mas as séries da Globo já têm um alcance fenomenal. Segundo números divulgados pela própria empresa, o primeiro capítulo de ‘Shippados’ (série de comédia romântica estrelada por Tatá Werneck) foi mais vista que a cultuada série ‘Chernobyl’, da HBO. Um número que parece muito irreal, dado que a série sobre o acidente nuclear teve uma repercussão muito mais grandiosa que a série amorosa.
Os próprios números da Globoplay fariam inveja à uma Netflix da vida, só ver como ‘Órfãos da Terra‘ (que coloca o capítulo no ar na internet um dia antes) tem tantas visualizações quanto essas séries mais faladas do principal serviço de streaming. Os números não chegam nem perto do que a televisão oferece, mas estão pau a pau com grandes estreias exclusivas de serviços on demand.
Isso parece só o começo, porque a Globo continua preparando séries que serão vistas apenas na internet, com ocasionais exibições na televisão. ‘Assédio‘, ‘Ilha de Ferro‘, ‘Aruanas’, todas são séries com muita qualidade, muitas vezes com méritos superiores a muita coisa exibida na Netflix. Tanto em qualidade de produção, visual quanto mesmo em roteiro, quesito em que muitas séries da Netflix pecam bastante.
Mas o que falta para ser um nome tão grande quanto à rival americana? Bem, mesmo com toda essa qualidade já oferecida, a Globo precisa, superar o preconceito bobo do brasileiro. Existe uma síndrome de vira-lata do brasileiro que rejeita séries de sua nacionalidade, basta lembrar os comentários das pessoas preferindo ver a série brasileira 3% com dublagem em inglês e legenda em português… para parecer mais série americana. Há muita gente que se recusa a ver uma série brasileira por considerar melhor as coisas vindas de fora.
A Netflix tem feito um bom trabalho em produções nacionais, quebrando um pouco essa mentalidade, mas jogando contra a própria Globo tem ainda o preconceito por ser um “produto Globo”. Cá entre nós, se um ‘Assédio’ fosse colocada na Netflix sem o selo da Globo, ganharia uma repercussão muito maior.
Ainda é um trabalho difícil para a emissora se desvincilhar do próprio nome para competir com as adversárias, mas está no caminho certo. As produções brasileiras estão ótimas e queremos ver até onde chegará esse mercado.