Quiet luxury nos cabelos: a tendência que rejuvenesce mulheres +40
O movimento foca em cores suaves ou naturais, cortes polidos, mas modernos, e cuidados constantes
Já ouviu falar em quiet luxury (luxo silencioso)? É um conceito de moda e beleza que valoriza a naturalidade, aparenta qualidade e discrição.
Nos cabelos, isso se traduz em um visual sofisticado, em que as cores são aquelas que já valorizam sua tonalidade de base, mas precisam harmonizar com a textura e o tom da sua pele.
Não apresentam contrastes, ou seja, nada de mechas muito marcadas.
Alguns exemplos: o loiro manteiga, da atriz Gwyneth Paltrow, o castanho escuro da atriz e cantora Michelle Williams, o castanho avermelhado da atriz Julianne Moore e o castanho chocolate da atriz Kristin Davis.
Os cortes podem ser: curto, médio ou longo. Devem ter movimento e acompanhar a textura natural dos fios. Mas nada muito assimétrico e desconectado demais.
Uma sugestão é o bob com ondas largas da atriz Halle Berry – que traz o tom natural, com iluminação sutil nas pontas.
A outra, é o longo com pontas levemente desfiadas da atriz Monica Bellucci.
Vale lembrar que “luxo silencioso” também é manter o corte em dia, pois isso muda o aspecto das madeixas, retira aquelas pontas abertas e secas, e os nós (que levam à quebra, aumentando o frizz no comprimento).
Ele ainda tem brilho, toque macio, cutícula selada, volume natural e nada de frizz. Por isso, os tratamentos são essenciais. Precisa hidratar, reconstruir e nutrir – ainda mais se quiser manter um cabelão como o da atriz Lucy Liu.
Tratamentos indispensáveis
No salão, no geral, as máscaras combatem o ressecamento, a desnutrição e a opacidade. E são indicadas para manutenção, após o corte e após processos químicos (descolorações, colorações e alisamentos).
Também existem aquelas específicas para cabelos crespos e afros, como a de colágeno (proteína que confere resistência e flexibilidade), que vai conseguir estimular ainda mais a emoliência, já que a oleosidade natural dificilmente chega até as pontas – e você pode conquistar esse glow da atriz Angella Bassett.
Mas sempre sugiro manter uma máscara capilar de acordo com as suas necessidades para usar de uma a duas vezes por semana em casa.
Finalização
Já na finalização, tem que tomar cuidado se você vai usar um modelador de cachos, para um visual à lá Demi Moore, prancha ou qualquer outro tipo de aparelho.
O cabelo é uma fibra e tem que ser protegido. Por isso, precisa investir em um CC Cream com proteção térmica.
Aposte também em óleos com ativos como argan, ojon, macadâmia, cálamo, monoi, buriti, pois são umectantes e ajudam a combater o frizz. Também contribuem para maciez e brilho, como o look iluminado de Cate Blanchett.
Dica: você pode usar o óleo como um pré-tratamento, aplicar e deixar por cinco minutos antes de lavagem e enxaguar, como de costume, ou apostar na finalização, usando no comprimento e pontas.
Outra sugestão é ter spray de brilho. Ele vai dar aquela luminosidade, como se o cabelo refletisse a luz. Lembrando de priorizar mais as pontas e comprimento, e evitar a raiz – que pode ficar com aspecto pegajoso.
Gostou do artigo? Me acompanhe aqui, em Claudia, e nas minhas redes: Instagram e Youtube.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.





