Um cabelo cheiroso é um dos pequenos prazeres da vida, capaz de elevar a autoestima e deixar uma impressão marcante. Concorda comigo? O problema é que isso nem sempre parece possível. Mas eu trouxe algumas dicas para você mudar hábitos, investir em alguns produtinhos – que talvez você até já tenha em casa – e ficar com as madeixas perfumadas.
Evite exposição aos odores
Ambientes com fumaça de cigarro, fumos e outros cheiros ocorrendo (comida) podem impregnar nas madeixas, uma vez que os fios são superabsorventes. Esses odores neutralizam ou sobressaem o perfume do seu cabelo e é difícil removê-los. Muitas vezes, após a exposição, só a lavagem pode ajudar.
Fragrância específica para cabelos
Alguns cosméticos são projetados para adicionar um toque sutil e duradouro de perfume aos fios, como em spray de brilho ou óleos – aliás, para esse último, basta aplicar algumas gotas nas mãos, esfregar bem e, em seguida, passar suavemente do comprimento às pontas. Além de cheirosa, suas madeixas vão ficar brilhantes e mais maleáveis. Mas esses produtos também só vão funcionar se a dica, abaixo, estiver em dia.
Lavagem regular e adequada dos fios
A limpeza é primordial. Use um xampu e condicionador de boa qualidade e certifique-se de enxaguar completamente para evitar resíduos que possam interferir no aroma. A frequência da lavagem vai depender dos seus hábitos e tipo de cabelo. Os cabelos oleosos, por exemplo, podem requerer higiene diária para evitar o excesso de gordura na raiz.
Fuja dos perfumes corporais
Você sabia que eles podem danificar as madeixas? Eles podem levar ao ressecamento, por conta da sua composição, que foi formulada para ser aplicada na pele, uma estrutura bem diferente do fio. Vale sempre ler a embalagem, combinado?
Curtiu as dicas? No vídeo, abaixo, indico qual óleo é ideal para cada tipo de cabelo: