É possível alisar os cabelos com chapinha sem causar danos?
Rodrigo Cintra esclarece as principais dúvidas sobre o assunto e ainda dá dicas para manter as madeixas sempre saudáveis
Você pode até não ser uma usuária assídua da chapinha, mas, certamente já alisou os cabelos pelo menos uma vez, certo? Muitas pessoas têm dúvidas sobre a utilização das ferramentas de calor para estilizar as madeixas, afinal, elas danificam ou não? A resposta dependerá da forma que você manuseia o modelador e como prepara os fios para receber essa fonte de calor; vem ver.
O tipo da prancha faz diferença?
Sim. Além do material utilizado para fazer a chapa alisante, que pode ser de cerâmica, titânio ou metal, a regulagem da temperatura também influencia muito se haverá ou não danos. Nesse sentido, na hora de escolher a ferramenta, verifique se ela possui esse termostato, assim evita que os fios sejam “tostados”.
Todas as texturas de cabelos podem ser alisadas da mesma forma?
Não. Os fios lisos e ondulados demandam temperaturas mais baixas e a chapinha não precisa ser passada várias vezes na mecha para modelar. Mas cacheados e crespos, sim. O importante é não exceder o uso, pois nem sempre os danos são perceptíveis na hora. Mas, após a lavagem, você pode perceber ressecamento e falta de brilho.
Como preparar os fios para a chapinha?
Além de ter uma boa rotina capilar, fazer o uso de máscaras em casa e tratamentos no salão, o cabelo deve estar limpo e seco, mesmo que seja necessário usar o secador.
Independentemente da textura, o protetor térmico enriquecido com proteínas e vitaminas é indispensável, ou seja, aplique o produto minutos antes do uso da ferramenta para proteger a fibra capilar. Outro ponto importante é que óleos reparadores não devem ser utilizados antes do modelador, pois eles podem danificar os fios, esse produto só deve ser usado após a finalização.
ALERTA: jamais faça chapinha com as madeixas molhadas. Além de estragá-las, você ainda pode colocar em risco sua vida, por conta do choque.
Como passar chapinha
Com os cabelos previamente limpos, desembaraçados e com proteção térmica, separe mechas finas e deslize a chapinha delicadamente da raiz até as pontas. Use um pente ou escova para facilitar o manuseio e não queimar as mãos. Repita o processo, se necessário. Se os fios já ficaram lisos, pode partir para outra mecha.
Como fazer o efeito durar por mais tempo?
Existem produtos com ação anti-umidade que reduzem o aparecimento do frizz e fazem com que os cabelos permaneçam bonitos por mais tempo. Além disso, o uso do CC Cream e a finalização com um óleo reparador de argan ou macadâmia, ajudam a manter o efeito liso por mais tempo. E mais, vale usar uma touca ou fronha de cetim/seda quando for dormir, para minimizar o frizz. Na hora do banho, invista em uma touca para evitar que o vapor deixe os fios úmidos e altere a forma.
Com que frequência posso utilizar chapinha?
O ideal é usar com a menor frequência possível, por exemplo, uma vez por semana, porém é compreensível que algumas pessoas modelem mais vezes. Por isso, reforce a proteção e invista em bons tratamentos.
Após o uso da chapinha é necessário tratar as madeixas?
Sim. Como a fibra capilar é aquecida de maneira não natural, é normal que as estruturas fiquem fragilizadas. Faça uma boa hidratação, umectação e/ou nutrição após o uso da ferramenta. Seu cabeleireiro vai conseguir orientar o melhor tratamento.
Quer saber mais sobre este assunto? Nesse vídeo trago essas e outras dicas sobre o uso correto da chapinha: