5 cortes curtos sofisticados para quem precisa abrir mão do cabelo longo
Inspire-se em famosas que mostram como os cabelos curtos podem ser poderosos e elegantes
Às vezes, a vontade de mudar o cabelo vai muito além da estética — é um reflexo de transformações internas, não é mesmo? Depois dos 40, cortar os fios, especialmente quando são longos, pode ganhar um significado especial.
Seja pela busca de mais praticidade no dia a dia, pela perda natural de volume causada pela menopausa ou até por questões de saúde — um tema que o Outubro Rosa nos convida a olhar com carinho e resiliência —, passar a tesoura pode ser um ato libertador.
Abrir mão do cabelão não tem nada a ver com perder a feminilidade. Pelo contrário: é uma oportunidade de se redescobrir, valorizar o rosto e expressar a mulher incrível que você é hoje. Se esse é o seu momento, selecionei cinco cortes curtos que unem elegância e praticidade na medida certa.
Bob repicado de Jodie Foster
Ao longo de sua carreira, a atriz usou madeixas do curto ao médio. Mas agora está na fase do bob repicado com algumas camadas para ganhar um pouco de volume, pois tem os fios lisos e finos. Outra dica é a finalização: jogar para o lado oferece sensação de mais cabelo e volume no topo.
Pixie de Tilda Swinton
Muitas mulheres, com o passar da idade, perdem o volume característico das madeixas, dando a impressão de cansaço. Por isso, invista em cortes que estimulem esse volume, como o pixie com franjão da atriz Tilda Swinton.
Os looks da atriz costumam ser assimétricos e desconectados, com a nuca e as laterais mais curtas e o topo mais longo e texturizado.
Porém, como realça as extremidades, é mais indicado para o rosto triangular e oval, mas pode ser adaptado para o arredondado, por exemplo, cortando uma franja mais longa.
A manutenção é a cada 45 dias, para não perder o corte. Vale lembrar: não aconselho transformações radicais. Então, sugiro ir tirando o comprimento aos poucos até chegar no pixie.
Bob com camadas suaves de Meg Ryan
Quem não se lembra do cabelo icônico da atriz Meg Ryan nos anos 1990? A versão atualizada daquele corte é um bob cheio de camadas suaves – que criam movimento e dão a ilusão de fios mais cheios e encorpados.
O estilo combina com quem sente que o cabelo perdeu volume com o tempo. É um corte com um ar leve e jovial, que emoldura o rosto de forma delicada.
Também é bem fácil de arrumar pela manhã: se lavar os cabelos, aplique CC Cream ou ativador de cachos e amasse bem com papel toalha – ele remove a água e não o produto. Outra dica é usar um aparelho, como o babyliss ou triondas para modelar.
O pixie icônico de Jamie Lee Curtis
A atriz Jamie Lee Curtis fez do pixie sua marca registrada, sendo uma opção ousada e moderna, pois ressalta bem a textura natural dos fios. Ele pode combinar com todos os tipos de cabelos e de rosto, basta o seu cabeleireiro fazer algumas adaptações, como por exemplo, uma franjinha (foto abaixo).
Corte arredondado de Viola Davis
Viola Davis é um exemplo de força, e sua trajetória com suas madeixas inspira ainda mais. A atriz, que já falou abertamente sobre sua experiência com a alopecia areata — condição que causa queda de cabelo —, mostra como a textura natural curta tem seu charme.
Um corte mais arredondado, que valoriza os cachos ou crespos, distribui bem o volume e cria uma moldura uniforme para o rosto. A finalização com ondas dá volume, movimento e valoriza o comprimento.
Tem dúvidas? Quer ficar por dentro das novidades, cuidados com os cabelos e tendências de corte e de coloração? Me acompanhe em CLAUDIA e no YouTube
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
5 máscaras capilares que dão tanto brilho que seu cabelo parece um espelho
Emma Thompson e o poder da maturidade em Down Cemetery Road
Como montar uma mesa de Natal simples e bonita gastando pouco







