Cães e gatos com menos de seis meses de idade não poderão mais ser vendidos em pet shops do Reino Unido. A decisão, anunciada pelo Departamento de Meio Ambiente e Assuntos Rurais pretende conter a exploração e os maus-tratos sofridos pelos animais.
Pesquisas públicas realizadas anteriormente mostram que 95% da população é favorável à lei, que será implementada em 2019.
A medida se chamará “Lucy’s law” (a lei de Lucy) em homenagem a uma cadela da raça Cavalier King Charles Spaniel, resgatada de uma fazenda de filhotes no País de Gales em 2013. A cadela passou a maior parte de sua vida em uma gaiola e seus quadris ficaram deformados devido à falta de exercício. O caso de Lucy ganhou repercussão nas redes sociais e sensibilizou muitas pessoas.
Cachorro da raça Cavalier King Charles Spaniel
“Aqueles que queiram comprar ou adotar um cachorro ou um gato de menos de seis meses deverão ir diretamente a um criador ou a um abrigo”, informou o departamento.
Os pet shops só serão autorizados a trabalhar com abrigos que respeitam o bem-estar animal ou diretamente com criadores. A organização Britain’s People’s Dispensary for Sick Animals estima que 49% da população do Reino Unido possui, pelo menos, um animal.
Leia também: Como escolher um Pet Shop
+ Como deixar seu cachorro calmo quando ele estiver sozinho em casa
Siga CLAUDIA no Instagram