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Por trás da moda

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Renata Brosina é jornalista, host de podcast e editora de moda com foco em luxo e sustentabilidade. Com 15 anos de carreira e alguns títulos internacionais no currículo, ela é curiosa, gosta de entrevistar e vestir pessoas, e analisar as transformações que vêm acontecendo no mercado.

A arte de perfumar: o ateliê olfativo da Louis Vuitton em Grasse

Em Grasse, no sul da França, a maison mantém um espaço criativo dedicado exclusivamente à perfumaria, onde tradição e inovação se encontram em cada frasco

Por Renata Brosina
15 jun 2025, 17h00
Imagens do perfumista Jacques Cavallier Belletrud e espaços da Les Fontaines Parfumées na França
Cada frasco de perfume carrega um pouco da história da maison (Luana Alves/Divulgação)
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Semanas atrás, encontrei em uma bolsa sete blotters — aquelas tiras de papel usadas para testar perfumes — guardados em um compartimento quase secreto. Tão secreto que, desde 2017, não os tocava. A fragrância de cada um me transportou, imediatamente, para onde vieram.

Essa bolsa me acompanhou em uma viagem a Grasse, na região da Provence-Alpes-Côte d’Azur, no sul da França, durante a Semana de Moda de Paris. Lembro de ter escapado por um dia da capital francesa rumo ao município considerado o maior símbolo da perfumaria, seja em termos históricos, culturais ou técnicos.

Além do cultivo de flores (é de lá que vêm algumas das melhores pétalas de jasmim, tuberosa e rosa centifolia), a cidade abriga sedes das principais maisons e seus respectivos espaços criativos (que de “escritório” não têm nada), dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de perfumes.

A origem dos meus blotters é um endereço especial: Les Fontaines Parfumées, a casa cor-de-rosa em uma propriedade restaurada do século 17, que abriga uma fonte que abastecia a cidade.

Ao redor, há um jardim particular com uma diversidade de espécies que inspiram notas olfativas em diferentes criações. Dentro desse espaço fica o ateliê do mestre perfumista da Louis Vuitton.

Basta subir um lance de escadas para encontrar a sala onde Jacques Cavallier Belletrud, responsável pela linha Les Parfums Louis Vuitton, que, antigamente, dividia seus segredos — ou não — com François Demachy, um dos perfumistas mais importantes da história da Dior, que se aposentou em 2021.

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Na minha visita, cheguei a cruzar com Demachy, que saía pela porta principal com sua caixinha cheia de amostras. Mas minha missão era outra: descobrir do que se tratava aquela dezena de filetes dispostos sobre a mesa de Cavallier Belletrud.

Colagem com imagens de perfumes da Louis Vuitton e uma foto de Jacques Cavallier Belletrud em volta de suas criações
O mestre da Louis Vuitton herdou do pai e avô o amor pelo universo olfativo (Luana Alves/Divulgação)

Diferentemente do especialista — que desde criança se encantava com a profissão do pai e aprendeu a identificar notas olfativas, enquanto os colegas estudavam notas musicais —, eu não fazia ideia da complexidade escondida em cada papel.

Desde 2012 encarregado de traduzir os pilares da Louis Vuitton em combinações aromáticas, Jacques sabe exatamente o que põe em cada frasco. Ainda que tenha levado quatro anos para lançar sua primeira coleção, existe aí uma história pouco conhecida.

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Na década de 1920, a Louis Vuitton chegou a lançar três perfumes: Heures d’Absence, em 1927; Je, Tu, Il, em 1928; e Eau de Voyage, em 1946.

No saguão da casa, uma cristaleira exibe seus frascos originais e o mistério do perfume que um dia contiveram. O desafio não era reinterpretar esses tesouros, mas expressar os valores da maison (inovação, viagem e criatividade) em assinaturas contemporâneas.

Hoje, são 36 fragrâncias que refletem visões sobre beleza e elegância para além da recombinação de matérias-primas. Entre as inovações mais notórias está a infusão do couro natural da Louis Vuitton — ou seja, o cheiro da sua bolsa pode ser o mesmo do perfume que você usa — e o uso da extração por CO₂ em flores.

Enquanto a prática comum é “cozinhar” pétalas para concentrar seu aroma em gotas, Cavallier encontrou uma forma de nos apresentar uma versão mais pura e íntima da rosa.

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Eu mesma fui surpreendida ao provar o Rose des Vents: um frasco de líquido cor-de-rosa que transmite a sensação do aroma das rosas turcas e da Bulgária sendo carregado pelo vento.

Já na sua mais recente criação, eLVes, as duas flores se únem ao lírio-do-vale, espécie apelidada de “silenciosa”, uma vez que sua característica principal é a discrição. A mesma leveza se repete no novíssimo Sun Song, que chega às lojas em julho.

Mas, como o nome já antecipa, é uma música solar, com notas de flor de laranjeira, protagonista dessa canção, acompanhada de néroli, e uma essência de Petitgrain muito vívida, que promete uma sensação sublime de verão. Se o lema da Louis Vuitton é “a arte de viajar”, no caso de Cavallier, vemos “a arte de perfumar”. 

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