Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês

Emoções bem-vindas

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Fique à vontade para sentir: aqui todas as emoções são bem-vindas. A curadoria de textos é feita por Helena Galante. Para compartilhar suas palavras, escreva para hgalante@abril.com.br
Continua após publicidade

Como lidar com o luto e encontrar a felicidade novamente?

Como entender as fases do luto, respeitar as próprias emoções e redescobrir o contentamento com a vida?

Por Luis Gallardo
Atualizado em 2 Maio 2024, 12h57 - Publicado em 1 Maio 2024, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mulher negra sorrindo com melancolia junto ao mar, sugerindo emoções de resiliência
    Emoções: como enfrentar a experiência emocional do luto? (Getty Images/Getty Images)

    A vida é feita de momentos felizes e tristes, de ganhos e perdas, de encontros e despedidas. Todos nós, em algum momento de nossas vidas, devemos enfrentar o luto, que é uma experiência emocional que surge após a perda de alguém ou algo importante para nós. O luto pode ser causado pela morte de um ente querido, pelo fim de um relacionamento, pela mudança de emprego, pela doença, pela violência, pela catástrofe, entre outras situações.

    O luto é um processo natural e saudável, que nos ajuda compreender a perda e a nos adaptar à nova realidade. No entanto, o luto também pode ser doloroso e desafiador, e às vezes pode parecer que a felicidade nunca mais voltará. Como lidar com o luto e recuperar a felicidade? É possível conviver com a perda e redescobrir a alegria de viver?

    Mulher negra de cabelos raspados de costas, olhando para o mar a sua frente, indicando melancolia
    Luto: como encarar as fases do luto e reencontrar a felicidade após uma perda? (Getty Images/Getty Images)

    As fases do luto

    Não há uma resposta única ou definitiva para essas perguntas, pois cada pessoa vive o luto de uma forma única e no seu próprio tempo. No entanto, alguns estudiosos, como a psiquiatra suíço americana Elisabeth Kübler-Ross, propuseram que o luto é composto de cinco fases: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Essas fases do luto não são lineares nem fixas, e podem se alternar, se repetir ou se sobrepor. Nem todos passarão por esses estágios na mesma ordem, e alguns podem nem vivenciar todos eles.

    Continua após a publicidade

    O importante é compreender que o luto é um processo dinâmico e individual, que depende de vários fatores, como a personalidade, a cultura, a religião, o tipo e a intensidade da perda, o apoio social, etc.

    As estratégias para a felicidade

    Recuperar a felicidade após um período de luto pode parecer uma tarefa difícil, mas não impossível. A felicidade não é algo que se perde ou se ganha, mas sim algo que se constrói e se cultiva. A felicidade não depende de ter tudo o que queremos ou de evitar as perdas, mas sim de como lidamos com elas e de como valorizamos o que temos. A felicidade é uma escolha que podemos fazer todos os dias, mesmo diante das adversidades. A felicidade é um direito e um dever que temos com nós mesmos e com aqueles que nos amam.

    Existem algumas estratégias e técnicas que podem ajudar a facilitar o processo de luto e a recuperar a felicidade. São elas:

    Continua após a publicidade

    O luto é uma experiência que todos nós, em algum momento de nossas vidas, devemos enfrentar. Representa uma série de emoções e sentimentos vivenciados após a perda de alguém ou algo importante para nós. Este processo pode ser doloroso e às vezes pode parecer que a felicidade nunca mais voltará. Porém, é importante lembrar que, embora seja um caminho difícil, é possível encontrar a felicidade após o luto.

    Retrato de Luis Gallardo, presidente da Fundação Mundial da Felicidade.
    Luis Gallardo: presidente da Fundação Mundial da Felicidade (Arquivo pessoal/Divulgação)

    Luis Gallardo é presidente da Fundação Mundial da Felicidade. Ele garante que a fórmula para ser feliz já existe, critica ‘ditadura do medo’ na sociedade e sugere modelo de ‘happytalismo’. Objeto de estudo em áreas que vão da ciência à arte, psicologia ou filosofia, a felicidade está no centro das ambições humanas.

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 14,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.