O lábio é uma região sensível e delicada e representa uma transição entre a pele e a mucosa.
Assim como no rosto e no corpo, a pele dos lábios precisa ser hidratada e protegida todos os dias. É importante que o produto de uso diário como um batom ou hidratante tenha sempre filtro solar especialmente no alto verão quando tomamos sol com mais intensidade.
Muitas vezes o lábio descama ou arde constantemente podendo caracterizar um quadro que chamamos de queilite, que é uma inflamação crônica das mucosas. Nesse caso recomendamos o uso de hidratantes potentes com ácido hialurônico, ceramidas, vitaminas C e E, alfa hidroxiacidos para hidratar e acalmar a região.
O preenchimento dos lábios quando bem indicado pode deixá-los mais bonitos, porém quando exagerado ou tecnicamente incorreto, causa grandes danos à aparência geral.
Lábios muito finos e sem formato, assim como distâncias muito grandes entre o nariz e a boca podem atrapalhar o resultado final do preenchimento. Por isso a importância da avaliação do especialista que, analisando as proporções do rosto, indicará o melhor preenchedor, a quantidade necessária, assim como o local a ser aplicado para um ótimo resultado final.
O preenchimento dos lábios pode ser feito para definir o formato da boca ou aumentar o tamanho dos lábios.
O preenchedor escolhido para os lábios é aquele com ácido hialurônico, sendo contraindicados nessa região outras substâncias como hidroxiapatita de cálcio, policaprolactona e metacrilato. O procedimento deve ser realizado por médico habilitado e em ambiente adequado. Existem várias técnicas de aplicação como retro injeção ou aplicação em bolos. É fundamental o conhecimento da anatomia para evitar efeitos colaterais.
É interessante saber que o ácido hialurônico pode ser retirado com aplicação de uma enzima chamada hyalozima. O resultado deste procedimento nos lábios dura aproximadamente 1 ano e meio.
Preenchedores definitivos são totalmente contraindicados nos lábios, pois podem favorecer a formação de nódulos e granulomas inflamatórios.
A definição do formato da boca, assim como o aumento dos lábios e sua hidratação profunda, pode contribuir para a melhoria da autoestima prevenindo e adiando o envelhecimento. No entanto, a regra do bom senso, escolhendo médicos especializados e materiais adequados deve sempre ser valorizada.
Cuide dos seus lábios!
Leia também: Radar da beleza: conheça tratamentos para flacidez do pescoço e rosto
+ Conheça o novo medicamento para o tratamento do melasma
Siga CLAUDIA no Instagram