Nós podemos reconhecer a idade de uma pessoa pela aparência das mãos. Elas vão perdendo a tonicidade evidenciando as veias e os tendões, e as manchas vão se espalhando entremeadas pelas rugas na superfície cutânea.
Dicas para manter a pele das mãos mais jovem
- Evitar lavagens constantes
- Evitar álcool gel e detergentes
- Usar cremes com protetor solar fps pelo menos 30 todos os dias
- Usar cremes com vitaminas antioxidantes alternando com cremes com ácidos inovadores todas as noites
- Usar hidratantes e ficar com luvas plásticas 2 vezes na semana. A ideia é abafar e hidratar mais.
Tratamentos para mão envelhecida
- Luz pulsada ou laser podem tratar as manchas acastanhadas chamadas melanoses solares. A luz atinge a melanose destruindo o pigmento. Surgem crostas que duram cerca de 5 dias. A pele deve ser hidratada e protegia do sol por cerca de 15 dias.
- Preenchimento com substâncias tipo ácido polilático ou hidroxiapatita de cálcio que podem estimular o colágeno e melhorar a aparência descarnada da mão. O preenchedor ocupa espaços vazios e disfarça os vasos e tendões. Ele também estimula o colágeno promovendo mais tonicidade à pele. Podem ocorrer hematomas que desaparecem em 7 dias. O resultado do preenchimento persiste cerca de 2 anos.
- Peelings também podem ser uma alternativa para melhorar as manchas e a textura da pele. Neste caso há descamação por 7 – 10 dias e a proteção solar deve ser rigorosa.
Cuide da sua pele.
Leia também: Vitiligo: conheça melhor essa doença autoimune
+ Flacidez facial: conheça técnica para evitar o envelhecimento da pele
Já votou no Prêmio CLAUDIA? Escolha mulheres que se destacaram