Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

Hoje é dia de Lia, uma vovó fashionista intuitiva que adora cerveja preta

Dona Lia adora misturar cores e ama suas roupas de linho. Também adora tomar cerveja preta

Por Natália Dornellas
20 nov 2020, 17h30
Vovó Lia
 (@cidocanogueira/Divulgação)
Continua após publicidade
Continua após a publicidade

Nascida Maria Jose Nogueira Santos, em São Francisco, Minas Gerais, Lia é meu sonho de consumo desde que comecei a pensar no Conversa de Vó. Linda, vibrante e serena ao mesmo tempo, ela é mãe de Cidoca, uma amiga que transborda beleza e faz a gente ficar mais bonita com seu trabalho de maquiadora. Mas Lia não gosta de tecnologia (rima barata, eu sei), ela prefere as coisas que pode pegar e por isso nossa conversa segue adiada até quando a vacina vier e pudermos nos embolar na cozinha  da casa da filha em Belo Horizonte, onde passa pequenas temporadas. 

Continua após a publicidade

“Ela já se levanta no jardim porque tem que conversar com as meninas”, explica Cida ao telefone, nesta manhã triste para os negros que deveriam estar comemorando o Dia da Consciência Negra, mas lamentam a morte de João Alberto, em Porto Alegre. 

Vovó Lia
(@cidocanogueira/Divulgação)

Depois de um tempo mexendo nas plantas, é hora de ir pra cozinha que ela faz questão de pilotar, sempre com o auxílio luxuoso de uma garrafinha de cerveja preta. “Ela toma essa garrafinha todos os dias na hora do almoço”, explica Cida, que reforça que o arroz com feijão da mãe é o melhor da Terra. 

Vovó Lia e sua sagrada cervejinha
Vovó Lia e sua sagrada cervejinha (@cidocanogueira/Divulgação)

Avó de Olívia, de 8 anos, que mora na Suíça, Lia exerce sua avosidade de outras formas também. A casa dela, em Montes Claros, MG, é onde vizinhos e parentes se encontram para comer um bolo e tomar um chá feito com as ervas do quintal. “Ela é agregadora, tem a casa aberta e eu herdei isso”, comenta a filha. 

Continua após a publicidade

Fashionista por pura intuição, ela adora misturar cores e cuidar das suas  roupas de linho, suas prediletas. “Faz questão de lavar, depois põe pra quarar, passa e engoma. Minhas roupas brancas nunca estão brancas para o gosto dela”, se diverte Cida. Vaidosa, Lia não abre mão de pintar os cabelos de preto, pretíssimo e as unhas de cores como rosa e vermelho, além de prezar pelo ritual dos cremes, que lhe toma um tempinho todo santo dia. 

Vovó Lia
(@cidocanogueira/Divulgação)

 

Depois do almoço, tem o cochilo no sofá, na companhia da cachorra Tarsila que adotou junto com o filho. Seu dia só termina bem tarde, quando já assistiu a todas as novelas. O jornal Lia anda pulando, já que as notícias não ajudam e só trazem dissabor. 

Em passagem recente pelo doutor, ouviu que seu coração está tinindo como o de alguém de 50 anos. Se não fosse a vista, que às vezes não ajuda, ela não teria nadinha pra reclamar da vida. Lia, sua linda! 

Cidoca e Vovó Lia
Cidoca e Vovó Lia (@cidocanogueira/Divulgação)
Continua após a publicidade

*Para ver mais histórias com esta e acompanhar a minha “curadoria de avós”, acesse nataliadornellas.com.br ou @nataliadornellas, no Instagram. E se conhecer personagens que mereçam ter suas histórias contatadas, por favor, me deixe saber (natalia@nataliadornellas.com.br).

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.