Estou pensando em uma pós-graduação e em um doutorado, mas às vezes me desanimo e penso se depois de tanto estudo ainda haverá campo e empregabilidade para profissionais da minha área (psicologia).
O mundo do trabalho se transforma (felizmente) na mesma velocidade dos avanços da tecnologia e você tem razão em prosseguir com os estudos já que o maior valor da nossa era é o do conhecimento.
Suas dúvidas sobre a sobrevivência da sua especialidade, bem como a de grande parte das ocupações que conhecemos até aqui também são compreensíveis.
Um estudo realizado pelo Institute for the Future, na Califórnia (EUA), prevê que 85% dos empregos disponíveis em 2030 ainda não foram inventados.
A boa notícia (especialmente para você) é que uma pesquisa da Universidade de Oxford na Inglaterra aponta que centenas de profissões já conhecidas não desaparecerão tão cedo.
Aconselhamento para a saúde mental é uma delas. Outros exemplos de áreas que resistirão, segundo o estudo inglês, são terapia ocupacional, coreografia, engenharia ambiental, entre outros.