Trabalho em um meio muito competitivo e todos os dias enfrento colegas que parecem ter invejinha e soltam indiretas ou fazem comentários maldosos disfarçados de piadas. Devo devolver na mesma moeda?
Humm… Melhor não. É muito mais fácil trabalhar em um clima de confiança e respeito. Muitas empresas estimulam a competitividade como forma de desafiar seus talentos a sempre se superar. Levada ao pé da letra, porém, a estratégia pode gerar o efeito contrário: baixar o ânimo e a produtividade da equipe. Se esse for o caso da empresa em que trabalha, é melhor respirar fundo e pensar se aumentar o grau de animosidade realmente vai melhorar a sua vida. Se, por outro lado, achar que seus colegas agem especificamente contra você, há duas saídas: uma conversa franca e direta toda vez que se sentir incomodada por alguém ou… não levar nada disso para o lado pessoal. Comentários rudes ou irônicos perdem o poder quando a gente começa a pensar se são mesmo rudes ou irônicos. Dar aos pares o benefício da dúvida está entre as mais bem sucedidas estratégias de preservar o bem estar corporativo. E a sua saúde mental. Experimente.
Cynthia de Almeida é colunista de CLAUDIA e escreve no site toda terça-feira. Para falar com ela, mande um e-mail para redacaoclaudia@gmail.com