Mal acordo e já me deparo com dezenas de tarefas por cumprir. Ao sentar no meu computador, são tantas demandas que, quando percebo, gastei meu tempo com coisas menores e deixei de fazer o mais importante. Começo meu dia culpada…
O principal problema das pequenas tarefas ou das demandas alheias é que elas consomem nosso tempo sem qualquer critério ou grau de importância. A única pessoa que pode definir a prioridade de sua lista de obrigações é você.
Se a sua rotina já começa dispersa confusa, aprenda com os especialistas em organizar a agenda. Há bons truques para gerenciar o tempo, mas meu preferido é este, da autoria do consultor norte-americano Andrew Mele: acorde egoísta.
Isso mesmo: reserve a primeira hora do seu dia para o que for mais importante para você. As demandas alheias, tudo aquilo que pipoca na sua tela via qualquer tipo de aplicativo, pode esperar 60 minutos. Merle sugere que nessa primeira hora você:
1- Defina um espaço silencioso para o seu trabalho, onde você não possa ser interrompida.
2- Fique longe das mídias sociais e e-mails por uma hora,
3- Faça de cara o que definir como a tarefa mais importante do dia. Só pare e comece outra quando tiver terminado a primeira.
4- Não trapaceie nos três ítens anteriores. Seu tempo é finito, use-o com sabedoria.