Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Ana Claudia Paixão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A jornalista Ana Claudia Paixão (@anaclaudia.paixao21) fala de filmes, séries e histórias de Hollywood
Continua após publicidade

Keira Knightley volta às telas na pele da espiã inglesa Katherine Gun

Filme baseado em fatos reais conta a história da tradutora inglesa que tentou impedir a Guerra do Iraque em 2003

Por Ana Claudia Paixão
Atualizado em 31 out 2019, 12h10 - Publicado em 31 out 2019, 12h10
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Em 2003, dois anos após o atentado de 11 de setembro, o mundo estava ainda se restabelecendo depois de um dos piores ataques terroristas da História. A agressividade da administração George W. Bush, apoiada pelo então primeiro ministro da Inglaterra, Tony Blair, contava com a confiança dos cidadãos ainda atordoados e desconfiados. Mesmo a imprensa parecia estar menos questionadora naquele período e esses fatores são o pano de fundo do filme Segredos Oficiais, que chega aos cinemas essa semana. Estrelado por Keira Knightley e Ralph Fiennes, o filme é baseado em uma história real de Katherine Gun, uma tradutora de uma agência do governo britânico que expôs os bastidores da pressão política dos Estados Unidos para que a ONU sancionasse a guerra do Iraque. Gun vazou um e-mail onde provava que os votos a favor da guerra foram ganhos através de chantagem.

keira knightley
(Divulgação/Reprodução)

O filme levanta questionamentos ainda relevantes para os dias atuais. No papel da tradutora tímida e sem glamour, Knightley se esforça para passar credibilidade, mas não compromete o filme. Katherine não era uma pessoa engajada ou politizada antes do fato, mas era ciente e ativa no trabalho de espionagem que o governo britânico estava fazendo para combater o terrorismo. Ao esbarrar com um e-mail restrito, mas bombástico, Gun, a princípio quase inocentemente, acabou expondo a administração do governo de Tony Blair, assim como o de Bush, por tentar evitar uma guerra sem sentido. Ela não tinha idéia da repercussão de sua atitude e sua vida sofreu reviravoltas dramáticas. Nesse momento, a presença de Ralph Fiennes no papel do advogado inglês, Ben Emmerson, faz muita diferença. Conhecido por se dedicar às causas de Direito Internacional Público, Emmerson é fundamental para a defesa da espiã/tradutora e Fiennes, mesmo com pouco tempo de tela, sempre brilha.

Ralph Fiennes
(Divulgação/Reprodução)
Continua após a publicidade

Segredos Oficiais não parece ter a intenção de colaborar com o sentimento de desconfiança que ainda existe no mundo, ou justificar paranóias e conspirações. Com uma mensagem pacifista, a história de Katherine Gun é um exemplo em tempos de fake news e polarização de lados. É um bom filme com uma história verdadeira incrível e que nos faz refletir sobre a sociedade atual.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.