Seja por terem papel contundente como figuras históricas, seja por obras artísticas ou realizações na carreira, o que não faltam são histórias de mulheres inspiradoras — que, mesmo distantes, podem trazer lições para nossas vidas. No papel definitivo de protagonistas, essas mulheres têm suas histórias contadas em livros biográficos. Fizemos uma seleção de biografias femininas lançadas desde o ano passado para ler e se inspirar. Escolha a que mais te desperta interesse — ou, quem sabe, tire da prateleira alguma que você nunca pensou que poderia ter algo em comum — e coloque a leitura em dia.
*Esta matéria pode gerar um tipo de comissão pelos links comerciais divulgados. Os preços informados e o estoque disponível referem-se ao momento da publicação deste post.
A elegância do agora
O livro, que acaba de chegar às livrarias, é uma autobiografia de Constanza Pascolato, uma das principais autoridades da moda brasileira. Ela associa detalhes de sua trajetória com dicas de moda e estilo. Compre aqui.
Prólogo, ato, epílogo: Memórias
Com lançamento previsto para 20 de setembro, o livro de memórias de Fernanda Montenegro mistura narrativas e formas de contar sua história e suas raízes dos lados materno e paterno.
Elza
Escrita pelo jornalista Zeca Camargo, a biografia traça a trajetória completa da cantora Elza Soares. “Elaborada por mim, mas a matéria-prima é a memória da Elza – e isso é muito, muito fascinante. É como um mergulho nessa vida maravilhosa e nessa trajetória incrível”, descreve Zeca sobre a obra.
Eu, travesti: Memórias de Luísa Marilac
A história de vida emocionante de Luísa Marilac — que conta desde as rejeições vivenciadas na infância, à exploração sexual na idade adulta e à fama conquistada na internet — é contada em coautoria entre a própria Luísa e a escritora Nana Queiroz. Inteiro em primeira pessoa, os relatos de Luísa levam do choro ao riso.
Minha história
Primeira mulher negra a ocupar o posto de primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama tem uma vida permeadas por conquistas significativas. Com ternura, ela usou os espaços que ocupou para abrir frente a outras mulheres afro-americanas. Na autobiografia, ela conta como conheceu o ex-presidente Barack Obama e como era a vida na Casa Branca durante seus dois mandatos.
D. Leopoldina: a história não contada: A mulher que arquitetou a independência do Brasil
Parte da coleção “A História não Contada”, esse volume apresenta a imperatriz D. Leopoldina e detalhes pouco explorados de sua vida ao lado do segundo imperador brasileiro. Nascida na Áustria, ela se mudou para o Brasil aos 19 anos e morreu aos 29 anos, tendo, durante o período, transformado os rumos de nossa história.
Uma Autobiografia
Lançada originalmente em 1974, a autobiografia de Angela Davis é um retrato das lutas sociais nos Estados Unidos durante os anos 1960 e 1970 pelo olhar de uma das maiores ativistas de nosso tempo, quando ela tinha 28 anos.