Uma estante multifuncional ajuda a setorizar este apartamento de 77 m²
O móvel se estende em toda a parede da área social e ajuda a organizar o espaço compacto, sem comprometer a amplitude
Este apartamento de 77 m² é a realização de um sonho do advogado Fabrício, de 30 anos. Ele queria fazer uma reforma completa, de acordo com suas necessidades e, para isso, ter um projeto personalizado, assinado por um escritório de arquitetura. Para isso, ele contou com a ajuda do arquiteto Rafael Ramos, de quem acabou ficando amigo no final do processo.
Com o imóvel recém-entregue pela construtora, o arquiteto teve liberdade para fazer uma reforma completa. “Desde a iluminação até as marcenarias e revestimentos, com decoração feita do zero. O morador só levou suas roupas para a casa nova”, conta o profissional.
Entre os principais pedidos do cliente, estava uma linguagem contemporânea para o projeto, o que estava em sintonia com o trabalho de Rafael. No mais, Fabrício deu total liberdade para o arquiteto criar.
Assim, algumas paredes foram demolidas para dar mais fluidez aos espaços. Living e varanda foram integrados para ampliar a área social, o que alongou a sala de TV. As dependências e empregada também foram demolidas, abrindo espaço para a cozinha e a área de serviço.
O resultado são ambientes com visual leve e cores vibrantes em contraste com elementos clássicos, como madeira, ferro e vidro. Tudo isso sobre um piso neutro de porcelanato que imita cimento queimado.
Destaca-se no projeto a estante da área social, com formato longitudinal, que ajuda a integrar os ambientes. Com estrutura metálica, o móvel se estende por toda a parede, setorizada da seguinte forma: bar, estante de vidro e móvel de TV. “Esta solução integrou os espaços pelo uso de uma mesma linguagem arquitetônica que mescla ferro, madeira e laca verde oliva”, diz o arquiteto.