As folhas caindo lá fora indicam que o outono chegou. Mas isso não significa que sua casa não possa estar toda florida. Para que os ambientes estejam sempre em clima de primavera, basta escolher as espécies certas e redobrar a atenção com os cuidados da terra.
Segundo Marcelo Muller, biólogo da Esalflores, e Marianne Ramos, arquiteta paisagista, as plantas que dão flores no outono são amor-perfeito, alstroeméria, boca-de-leão, antúrio, begônia, lírio-branco, gérbera, bela-emília, girassol, camélia e rosa.
E para garantir vida longa das plantas e muitas flores, anote as dicas:
Pode podar sem dó!
Os especialistas afirmam que o outono é uma boa época para as podas. “É como cortar o cabelo para fortalecê-lo. A gente poda para que haja tempo para que as plantas se recuperem e ganhem força para a primavera”, afirma Marianne.
E como há menos incidência de luz, é preciso remover galhos e folhas que ficam secos – essa prática faz com que a planta use sua reserva para as partes que precisam.
Adube agora
“A manutenção da adubação auxilia para que cheguem exuberantes à primavera”, explica o biólogo da Esalflores.
A paisagista recomenda o uso de húmus de minhoca, que é um adubo orgânico. “Outras alternativas são torta de mamona ou farinha de osso, facilmente encontradas em casas de jardinagem”, orienta Marianna.
Moderação na rega
“Como a incidência de sol é menor no outono, a evaporação da água também diminui. Por isso, recomendo diminuir a quantidade de água da rega”, diz Marianne.
Ela ainda ensina que, entre uma rega e outra, é bom dar uma verificada na umidade da terra. “Coloque o dedo na terra: se estiver seca, regue; se estiver úmida, adie. Excesso de água também mata a planta”, afirma.