Reparou que o seu ar-condicionado está pingando? Pois saiba que esse é um sinal de que algo está errado no aparelho. O defeito pode indicar falta de manutenção ou má instalação, em ambos os casos, há solução para esse “pinga-pinga”.
Caso o seu ar-condicionado seja novo, é muito provável que o gotejamento seja causado por erros na instalação. E aí, os motivos podem ser vários, de acordo com a Consul, marca de eletrodomésticos. Entre eles:
- Tubulação com diâmetro menor que o indicado: A tubulação de dreno precisa ter o diâmetro correto para o modelo do ar-condicionado. Se o diâmetro for menor, a água não conseguirá escoar e pode pingar.
- Diferentes equipamentos na mesma tubulação
- Mangueiras sem caimento
- Unidade interna do split mal posicionada
Para resolver essas questões é necessário acionar um técnico para realizar os reparos com segurança e sem danificar o aparelho. No entanto, se o seu ar-condicionado já está instalado há algum tempo, o problema pode estar na falta de limpeza.
Inclusive, o acúmulo de sujeira é umas das causas mais comuns de vazamento, pois ela obstrui a passagem de água. Aproveite a manutenção para verificar o dreno, que é o cano por onde a água sai do aparelho.
“Essa passagem pode ser bloqueada com sujeira ou desnivelada”, aponta o site oficial da Consul. Nesse caso, verifique se o aparelho está livre e limpo.
Partes que precisam ser limpas num ar-condicionado:
- Filtro de ar sujo: O filtro retém poeira, pelos e outras impurezas do ar. Quando ele está sujo, o fluxo de ar é reduzido, o que faz com que a serpentina evapore mais água do que o normal. Essa água condensada pode pingar dentro do ambiente.
- Bandeja de dreno entupida: A bandeja de dreno coleta a água condensada da serpentina e a direciona para a tubulação de drenagem. Se a bandeja estiver entupida com sujeira, a água pode transbordar e pingar.
- Tubulação de dreno entupida: A tubulação de drenagem leva a água condensada para fora do ambiente. Se ela estiver entupida com sujeira, musgo ou outros detritos, a água pode voltar para o aparelho e pingar.
Por fim, outras três causas podem resultar no gotejamento do aparelho:
- Mudança brusca na temperatura do ambiente
- Falha no sensor de degelo
- Alta umidade
Os motivos acima também exigem a presença de um especialista em ar-condicionado para realizar os reparos. Preze pela sua segurança e pela vida útil de seu aparelho.