Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estas plantas são fáceis de cultivar em casa. Veja as dicas para cuidar

Escolha a melhor opção e decore sua casa com lindas flores

Por Nathalie Páiva
Atualizado em 22 abr 2024, 16h09 - Publicado em 21 jan 2021, 15h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Janeiro é mês de férias e sempre que temos um tempo livre é bom dar atenção a hobbies que no cotidiano são, muitas vezes, deixados de lado. Jardinagem pode ser um deles.

    Plantas , além de ótimas para decorar ambientes, trazem consigo a sensação de acolhimento e, se bem cuidadas, tornam a casa um lugar mais agradável. Consultamos Lucimara Neves, florista há 22 anos, para dar boas dicas de plantas de fácil cultivo para sua residência.

    Girassol 

    O girassol na opinião de Lucimara, é uma planta fácil e ao mesmo tempo difícil de cuidar, pois tem um tempo certo para poda. Ela deve ser feita sempre após o verão, dois dedos abaixo da flor para garantir um bom florescimento na próxima estação.

    As folhas verdes amareladas também devem ser retiradas para garantir a saúde do girassol. “É uma planta que pelo nome já diz que ama sol, é perfeita para ser cultivada na varanda da casa ou apartamento. Evite mantê-la dentro de casa, deve ser regada pelo menos uma vez por semana de manhã ou à noite. Caso  você não siga esse cronograma de rega, a plantar pode acabar morrendo”, alerta a florista.

    No caso de cultivo por semente, a melhor opção é plantar diretamente no jardim e ir acompanhando o crescimento através da irrigação.

    Girassol
    ((Foto: Nathalie Oliveira)/CLAUDIA)

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Orquídea Phalaenopsis

    A flor é uma ótima opção para quem gosta de cor. Há opções roxas, amarelas e vermelhas, em diferentes tons. Seu habitat natural são as florestas tropicais, onde se entrelaça em raízes para se esconder do sol.

    Continua após a publicidade

    Por isso, é uma ótima opção para locais fechados. Lucimara alerta para sempre fazer a poda das raízes amareladas e lavar com água corrente. Após  o replantio, é ideal ter pedras fortificantes de nitrogênio, potássio e fósforo para garantir todas as vitaminas para planta. Coloque-a também em um espaço em que a iluminação do sol seja direta e a temperatura varie entre 20°C e 24°C graus.

    Orquídea

    Jiboia

    É uma planta que se adapta a qualquer lugar da casa: gosta de luz e sombra e ama água. São perfeitas para você que tem um cômodo da casa que precisa de mais um destaque.

    Giboia

    Bromélia 

    A bromélia não é ideal para lugares que ela receba muita chuva. Ama sol e pode ser cultivada na lavanderia de casa de acordo com Lucimara. “Geralmente a parte da casa onde lavamos roupa é a mais iluminada o que é perfeito para Bromélia, ela não pode ser regada todos os dias, uma vez por semana já está ótimo”, diz.

    Bromélia

    Continua após a publicidade

    Zamioculca 

    É uma planta resistente e que não necessita de muitos cuidados. Ama ficar dentro de casa e se adapta com facilidade aos ambientes. Assim como a jiboia, a rega deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Sempre que surgirem folhas amareladas a poda deve ser feita.

    Planta
    ((Foto: Nathalie Oliveira)/CLAUDIA)

    Lavanda

    Ama sol, mas não direto, o ideal é que receba seis horas de insolação por dia. Apesar de muitos usarem para chá, também é utilizada em perfumadores, sabonetes. A lavanda é uma ótima opção para colocar na varanda de casa. Ela não gosta de muita água, o ideal é irrigar uma vez por semana no verão e inverno duas.

    Quando transplantar é recomendado por Lucimara escolher um vaso onde a drenagem seja facilitada para não ter o acúmulo de água, pois a raiz pode apodrecer se o recipiente não tiver um bom escoamento.

     

    Lavanda
    ((Foto: Divulgação)/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Camomila

    Além de ser um excelente chá, serve como uma linda decoração para a varanda. Você pode plantar com o sachê da erva mesmo, em um recipiente transparente com furos na parte de baixo. A florista explica que húmus de minhoca, auxilia no crescimento da planta. Ela também recomenda que a cada uma semana a terra seja molhada com a ajuda de um borrifador de água.

    Camomila
    ((Foto: Divulgação)/Divulgação)

    Leia também:

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.