Não tem segredo: para fazer um pendente moderno e cheio de graça, basta comprar cabo pp (tem até os encapados com tecido que são lindões), soquete básico (ou diferentão) e lâmpada de filamento. Aí, é só usar a criatividade, juntar alguns fios e bolar o conjunto.
Para te inspirar, reunimos cinco ideias possíveis de copiar do seu jeitinho. E no fim dessa matéria tem um vídeo com um tutorial simples para você conferir como é fácil fazer as conexões com o cabo, sem perigo e sem medo.
Bem industrial
A ideia é dos moradores do Apartamento_203, que ensinam passo a passo para montar uma igual. Os materiais são eletrocalha, suportes para ela, cabo pp, soquetes e lâmpadas. Depois de fixar a eletrocalha no teto, basta enrolar os fios nela (nas alturas que desejar) e conectar todos os cabos a um só, que vai no ponto de luz.
Um mix de cores
As arquitetas do escritório Lima Orsolini optaram por um trio de pendentes de cores vibrantes, ligados no ponto de luz, escondido por uma canopla branca. Para deixá-los separados e em alturas diferentes, elas fixaram ganchinhos no teto, mas você pode optar por usar todos juntinhos.
Diferentão!
Dá para copiar essa ideia do projeto do Estudio AE usando um paneleiro suspenso (aquela grade que vem com ganchinhos para pendurar panelas na cozinha). Basta fixar a estrutura no teto e enrolar os pendentes coloridos em diversas alturas. Aí, basta conectar todos eles a um único cabo pp e ligá-lo ao ponto de luz.
Luz de cabeceira
Esses pendentes nas laterais da cama usados como luz de leitura são um charme. Você pode copiar a proposta do quarto do apartamento 501, aproveitando o mesmo ponto de luz do teto, ou criar luminárias separadas que vão na tomada – para isso, basta conectar o plugue macho na ponta de cada fio.
Incrementado com uma mão-francesa
Para fazer este pendente, Marcela Vilhena, do canal Morar e Decorar, usou fio encapado com tecido, conectou um plugue de tomada em uma ponta, um interruptor no fio e um soquete na outra extremidade. Para dar mais bossa à luminária, prendeu uma mão-francesa de madeira na parede, por onde passou o fio.
Aprenda aqui a fazer as conexões para criar um fio básico, que vale para quase todas as ideias. Quem ensina é o Edu, do Homens da Casa.