Quem entra na CASACOR Paraná deste ano, que acontece até o dia 17 de outubro em Curitiba, logo tem um impacto: do alto de um mezanino é possível ver quatro surpreendentes ambientes que foram idealizados dentro de piscinas do grandioso centro poliesportivo de Curitiba.
Os profissionais encararam o desafio de montar espaços elegantes, criativos e aconchegantes em um local sem paredes ou teto, sem fazer furos e outras ações que afetassem a estrutura das piscinas.
“Esses ambientes representam o processo de ressignificação pelo qual todos inevitavelmente estamos passando no momento. Foi necessária muita coragem da nossa parte, organizadores da Mostra, e dos expositores, para implantar esse projeto. Mas o resultado não poderia ser mais interessante”, argumenta Marina Nessi, diretora da CASACOR Paraná.
O primeiro ambiente, criado por Luciana Gibaile, é o Decompression Room. A designer conta que aproveitou o caráter inusitado do ambiente para oferecer algo novo, que proporciona reflexões sobre a importância social, emocional e física de salas de descompressão para o bem-estar no trabalho.
“A brasilidade ganha destaque como uma forma de representar nossa origem e criar laços mais profundos com o espaço ao nosso redor”, explica a artista plástica.
Em seguida, encontra-se o Living da Lareira, de Alexandre Weiss e Nelson Machado. Os arquitetos contam que foram instigados a montar – em tempo recorde – um espaço dentro de uma piscina de 100 m² sem cobertura e divisórias.
“Conseguimos criar um lugar perfeito para reunir pessoas de uma maneira despojada e acolhedora, que pode ser adaptado para áreas internas ou externas, trazendo a natureza por meio do design biofílico”, esclarece Machado.
Já o Lounge VIP é uma criação de Viviane Tabalipa. A arquiteta aproveitou a visão do alto da piscina em toda a sua extensão para abrigar um espaço repleto de elementos artesanais e texturas relacionados às memórias afetivas.
“O ponto alto do projeto são as estruturas em fibra natural, como pequenas ocas que viram lounges privativos, intimistas e acolhedores”, descreve.
Por fim, temos o espaço Pool Party, concebido por Felipe Guerra, que afirma que seu ambiente resgata a essência do prédio original e assume a piscina como elemento central compositivo.
“O mundo das águas, inspirado pela originalidade de estar dentro de uma piscina, foi a referência principal. Grandes esculturas, iluminação especial, paleta dos azuis e mobiliário próprio para áreas úmidas convidam a todos para um mergulho lúdico de celebração e reencontro com a vida”, enfatiza o arquiteto.