Aproveitar o espaço embaixo da escada pode transformar uma área subutilizada em um ponto de destaque funcional e bonito na sua casa. O desafio é idealizar um cantinho funcional em uma metragem tão enxuta.
Para quem precisa de mais armazenamento, armários sob medida, prateleiras abertas e gavetas podem ser a solução ideal. Mas não é só isso! Abaixo listamos oito inspirações para dar cara nova ao seu lar e fugir do comum. Inspire-se!
Escada pequena, mas charmosa
A escada foi projetada pela arquiteta Beatriz Quinelato para caber perfeitamente no ambiente, e abriu espaço para a estante de apoio.
Aparador embaixo da escada
Uma caixa azul forma o cantinho embaixo da escada assinado pela arquiteta Barbara Dundes. Apesar de amplo, o espaço ganhou ares minimalistas com o aparador suspenso e poucos objetos à vista.
Um dos charmes desse projeto residencial assinado pelo escritório Patricia Penna Arquitetura & Design é o grande armário e aparador sob a escada.
Na área social, que integra living, jantar e gourmet, a peça de marcenaria, desenhada pelo próprio escritório, não passa despercebida.
Quadros embaixo da escada
Clean, prático e sem perder o charme, esse é o ambiente assinado pela arquiteta Si Saccab. Integrado ao jantar, ele serve também como um apoio extra nos dias de festa.
Cantinho de descanso
A estrela do décor projetado pelo arquiteto Otto Felix é a cadeira Champlain Wingback. O espaço preenche o vazio com charme e também é um ótimo e iluminado cantinho de leitura.
Cantinho de bar embaixo da escada
Posicionar um buffet pode transformar o espaço em um cantinho de bar, cafezinho e ainda um depósito rápido de louças, pois são versáteis e perfeitos para aqueles que gostam de receber bem.
A partir dessa ideia que o time do escritório Korman Arquitetos aproveitou esse espaço embaixo da escada.
A família é composta por um casal e dois filhos adolescentes que gostam muito de receber os amigos e família em sua casa de campo.
A residência foi toda reformada para deixar a casa aconchegante, e a arquiteta Juliana Cascaes aproveitou o canto embaixo da escada para criar o bar. Desta forma, o espaço segue na sala de jantar e não atrapalha a circulação das pessoas.
Espaço zen
Arthur Grecco, diretor criativo da Grecco, idealizou esse canto da escada como um espaço cenográfico e cheio de personalidade. Os seixos brancos iluminam o fundo da escada e a marcenaria vazada também deixa passar a luz.