Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Conheça o Brasil surrealista do sertão alagoano ao Vale do Jequitinhonha

Com toques divertidos, artistas de diferentes cantos do país expressam suas visões de mundo através da arte, resultando em peças cheias de história

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 ago 2020, 10h51 - Publicado em 19 ago 2020, 12h00
Decoração Surrealista
Banquinho de madeira do Mito Artesão, disponível na @imaterial_artesanatobrasileiro; Carranca de madeira de Jasson Gonçalves, de Belo Monte (AL), à venda na @lojapaiol; Centro de mesa e porta-copos Vitória Régia, da @bemglo (Roberto Seba/CLAUDIA)
Continua após publicidade

Ah, a pluralidade cultural do nosso país… Do sertão alagoano ao Vale do Jequitinhonha, artesãos criam guiados por suas interpretações da vida. O resultado aparece em obras únicas, com muita personalidade.

Folclore e história

Decoração Surrealista
(Roberto Seba/CLAUDIA)

A festividade do povo nordestino está lindamente representada no banquinho de madeira. Disponível na @imaterial_artesanatobrasileiro, a peça é de Mito Artesão, como é conhecido o artista pernambucano Aldemir Elias do Nascimento. “Para mim, a arte é como o mar: quando começamos a criar, somos levados a vários caminhos”, diz ele. Mais cômica do que assustadora, a carranca de madeira de Jasson Gonçalves, de Belo Monte (AL), parece ter saído de uma fábula infantil – está à venda na @lojapaiol. Coloridos e realistas, o centro de mesa e o porta-copos (vermelhos) Vitória Régia, encontrados na @bemglo, são produzidos por artesãs das comunidades extrativistas da Amazônia, por meio de uma técnica de impermeabilização que utiliza látex orgânico.

Design com propósito

Decoração Surrealista
(Roberto Seba/CLAUDIA)

Confeccionado pelas mestras ceramistas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, em parceria com o projeto @maos.movimento, o Filtro Cacto é símbolo dos prejuízos causados pela monocultura do eucalipto na região, que resulta em destruição ambiental e escassez de água.

Continua após a publicidade

Fauna, flora e festa

Decoração Surrealista
(Roberto Seba/CLAUDIA)

Uma viagem a Belém inspirou a designer gaúcha Paula Juchem (@paulajuchem_ ) a criar os candelabros Guaraná e Carambola, feitos de argila terracota. Já na Ilha do Ferro, famosa por abrigar grandes artesãos do sertão alagoano, Cícero desenvolve icônicas versões de madeira da escultura A Cabeça com Pássaro, disponível na @projetoterra.

TEXTO MARINA MARQUES | FOTOS ROBERTO SEBA | CONCEPÇÃO VISUAL MIRO BRANCO

Continua após a publicidade

Resiliência: como se fortalecer para enfrentar os seus problemas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.