Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Calu Fontes celebra 20 anos de carreira com livro de obras inéditas

A publicação conta a trajetória da artista de traço inconfundível, conhecida por estampar o esplendor da natureza

Por Nádia Simonelli
16 nov 2021, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Calu Fontes celebra 20 anos de carreira com livro de obras inéditas
    (Ananda Campello/CASA CLAUDIA)

    É possível que você já tenha se deparado com o traço da artista paulistana Calu Fontes, porém, baiana de família, corpo e alma. Ao longo de seus 20 anos de carreira, ela criou muita coisa em seu próprio ateliê e também firmou parcerias com grandes marcas, como a Tok & Stok, por exemplo. Além disso, seu traço cheio de detalhes e poesia é inconfundível.

    Filha de Iemanjá e Oxum, Calu é conhecida por estampar objetos com azul, sereias, anêmonas e peixes. O esplendor da natureza, tons de verde, folhas e pássaros também compõem as criações da artista de alma barroca, que cursou arquitetura e, no início dos anos 2000, abriu o próprio ateliê. Apesar disso, Calu tem lembranças de seu envolvimento com a arte desde a infância. Aos oito anos de idade, já criava cartas cobertas de borboletas, postadas pelo correio, para presentear familiares. 

    Calu Fontes celebra 20 anos de carreira com livro de obras inéditas
    (Ananda Campello/CASA CLAUDIA)

    O ateliê na Vila Madalena, onde cria ouvindo música, de jazz a pontos de orixás, e também recebe o público, tem plantas e árvores como bananeira, jaqueira e jabuticabeira e um altar de Iemanjá.

    Os azulejos desenvolvidos por Calu foram ficando famosos com o passar do tempo e passaram a compor painéis e murais de São Paulo. Daí para colaborar com marcas de design foi um pulo, com a criação de ladrilhos hidráulicos e cobogós. Outra parceria de sucesso é com a Tok&Stok, que lançou as coleções Natureza, Mar e Mandarim, assinadas pela artista.

    Continua após a publicidade
    Calu Fontes celebra 20 anos de carreira com livro de obras inéditas
    (divulgação/CASA CLAUDIA)

    Na carreira que já passa dos 20 anos, a arte de Calu foi além de azulejos e peças de cerâmica e, hoje, invade diversos ambientes das casas, criando sensações únicas para quem os contempla.

    “No trabalho de Calu Fontes, o todo não é a simples soma das partes. Sua mente intuitiva vasculha resíduos de memórias em busca de fragmentos de beleza, cores, formas, símbolos, desenhos, palavras – e os sobrepõe sem economia, criando conexões inconscientes que juntas passam a determinar novas escolhas”, diz Baba Vacaro, designer e diretora criativa .

    Para celebrar essa trajetória, Calu fez uma viagem ao passado. Mergulhou na própria história e revisitou memórias traduzidas em desenhos registrados nas cartas, cadernos e diários da adolescência para dar vida a criações inéditas. Esse processo é apresentado no livro que celebra 20 anos de trajetória, publicado pela Editora WMF Martins Fontes. “Foi um processo de revisitação, uma viagem de descobrimento, e incorporei tudo que estava nesse percurso. É uma narrativa criada a partir do meu olhar para o passado e de um desejo de me abrir para o novo”, declara a artista.

    Continua após a publicidade
    Calu Fontes celebra 20 anos de carreira com livro de obras inéditas
    (divulgação/CASA CLAUDIA)

    A obra dividida em dois volumes, a publicação Calu Fontes tem coordenação editorial de Luciana Farias e Baba Vacaro, texto da jornalista Cristina Ramalho, design da Bloco Gráfico e imagens do fotógrafo e artista Ding Musa. As páginas estampadas por obras da artista reúnem uma diversidade de elementos, linguagens.

    “Cada peça é única, porque feita só por ela, e toca a gente de algum jeito. Afinal o coração da matéria é a sua própria biografia. Ela faz da memória afetiva seu playground. Nos trabalhos mais recentes, Calu amassa o barro, modela, cria formas orgânicas, irregulares, com ramificações. Vai buscar no próprio material de trabalho a sua melhor forma de expressão. Não importa mais a função, agora não é mais jarro nem prato, a peça é quase uma escultura”, define Cristina Ramalho.

    Calu Fontes celebra 20 anos de carreira com livro de obras inéditas

    Continua após a publicidade

    Lançamento do livro Calu Fontes
    Local: Livraria da Vila | Fradique Coutinho
    Data: 26 de novembro, a partir das 17h
    Endereço: Rua Fradique Coutinho, 91, Pinheiros – São Paulo/SP

    Agende seu horário: Sympla

    Ficha técnica
    Título: Calu Fontes
    Editora: WMF Martins Fontes
    Concepção: Brazimage
    Apresentação: Baba Vacaro
    Organização: Luciana Farias e Baba Vaccaro
    Texto: Cristina Ramalho
    Design: Bloco Gráfico
    Fotos: Ding Musa
    Patrocínio: Tok&Stok

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.