Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Barbiecore na decoração: como levar a tendência para dentro de casa

Apesar do nome novo, não é preciso explicar do que se trata. Totalmente difundido, o rosa pink tem tomado conta do vestuário, da arte e, é claro, do décor

Por Julyana Oliveira
13 out 2022, 10h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No início de 2022, Valentino apostou no total pink e sua coleção de inverno ganhou holofotes mundo afora. Alguns meses depois, vazaram as primeiras imagens do novo filme dirigido por Greta Gerwig, o live action da Barbie. O resultado desse mood rosa ditado pela moda e pelo cinema é o nascimento, ou renascimento, do Barbiecore.

    O nome dado a tendência é novo, mas ele já está bombando por aí. Nos últimos 12 meses, o termo Barbiecore foi buscado no Google mais de 3 milhões de vezes. E o que está associado às passarelas e às telas de cinema, também já pode ser visto na decoração e deisgn de interiores. Durante a primeira edição da Maison&Objet 2022, Paola Lenti em parceria com os irmãos Campana e o designer Amber Dewaele apontaram bons usos para a cor-de-rosa no décor. 

    A estética divertida e extremista alegre responde a busca por escapismo que tivemos nos últimos dois anos. “A tendência é influenciada pela recente obsessão por nostalgia impulsionada por aqueles que viveram os anos 1990 e 1980, mas também pela geração Z que romantiza com a época e experiencia a chamada anemoia — a nostalgia por aquilo que nunca viveu”, aponta uma pesquisa sobre Barbiecore realizada pela empresa de previsão de tendências WGSN.

    Mas como levar o Barbiecore para a decoração?

    Seja em ambientes monocromáticos ou em doses homeopáticas de pink, os ambientes listados abaixo são fonte de inspiração para mergulhar sem medo. Confira!

    Cozinha total pink

    cozinha barbiecore
    Rosa deixou a cozinha leve e divertida. (Marina Machado/Divulgação)

    “Queria ter em casa uma cozinha de boneca, bem Patricinha de Beverly Hills”, brinca o arquiteto Richard de Mattos, sócio da arquiteta Maria Clara de Carvalho no escritório Pílula Arquitetura, que colocou a ideia em prática em seu lar carioca. 

    Continua após a publicidade

    Na biblioteca também pode!

    biblioteca barbiecore
    Biblioteca dentro de suíte do The Goodtime Hotel. (Foto:/Divulgação)

    Essa antessala com ares de biblioteca faz parte de uma suíte no The Goodtime Hotel, empreendimento de David Grutman, CEO da Groot Hospitality e do ícone da música internacional Pharrell Williams. Através de sua estética art déco, o hotel em Miami leva os hóspedes em uma aventura escapista idealizada pelo estúdio de arquitetura Morris Adjmi e interiores por Ken Fulk.

    O detalhe que muda tudo

    azulejo barbiecore
    Ainda está insegura? Comece pelos detalhes. (Mariana Orsi/Divulgação)

    Nessa cozinha assinada pelo Studio 92 Arquitetura, a base neutra e escura destaca ainda mais a parede de ladrilho rosa, da ColormixStore. Que tal começar seu ambiente Barbiecore aos poucos?

    Continua após a publicidade

    Mobiliário rosa

    barbiecore na decoração - sofá rosa
    Sofá rosa é a peça de destaque neste espaço. (Foto:/Divulgação)

    Na sala de estar, o sofá é quem dita o mood da decoração, certo? Na proposta da Saccaro, o estofado rosa ganhou um degradê azul que faz toda a diferença, sem deixar de lado o ar casa da Barbie. 

    O verdadeiro mood Barbie

    decoração barbiecore
    Aqui, todos os elementos criam a sensação de estar dentro da casa da Barbie. (Instagram @_sophiecolle/Reprodução)

    Nessa cozinha da designer Sophie Collé, não é apenas o pink que remete à casa de boneca. As formas orgânicas e os elementos coloridos e cheios de texturas criam a sensação de morar, realmente, no universo da Mattel. Que tal?

    Continua após a publicidade

    Ainda na casa de Sophie Collé

    barbiecore na decoração quarto
    Quarto com pegada Barbiecore. (Instagram @_sophiecolle/Reprodução)

    A estética Barbiecore passeia por todos os cômodos do lar da designer. No quarto, a inspiração é claramente as formas de Ettore Sottsass, o arquiteto e designer italiano fundador do Memphis. Destaque para o tapete e para a moldura da porta.

    Home office cheio de charme

    home office barbiecore
    Escritório com tons de rosa ficou agradável e prático. (Instagram @littlebigbell/Reprodução)

    No escritório da designer de interiores Geraldine Tan, os tons de rosa e as texturas presentes foram coroadas com a cadeira de madeira e rattan da marca dinamarquesa Please wait to be seated

    Continua após a publicidade

    Maximalista, sim!

    sala de estar barbiecore
    Nesta sala, não há espaço para o medo de ousar! (Instagram @noznozawa/Reprodução)

    Impossível não conectar o Barbiecore ao maximalismo de alguma forma. Nesse projeto da designer de interiores Noz Nozawa, a combinação é potente. E enquanto as paredes são total pink, o sofá amarelo brilha e, quem sabe, destaca ainda mais a casa da Barbie.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.