Bar Luce: conheça o café milanês assinado por Wes Anderson
Em Milão, o empreendimento carrega a estética marcante do cineasta norte-americano combinada à referências do neorrealismo italiano
![Bar Luce, por Wes Anderson, em Milão](https://beta-develop.claudia.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/fondazione-prada-bar-luce-1.jpg?quality=85&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Na entrada do edifício da Fondazione Prada, em Milão, está o Bar Luce. Logo de cara, o ambiente lembra um típico café milanês com uma identidade visual marcante. Não à toa, pois quem assina os ambientes é o cineasta norte-americano Wes Anderson.
Dono de uma estética singular, Anderson desenvolveu o projeto em 2015 e, na época, revelou um desejo de criança. “Quando eu era bem novo queria ser arquiteto, e essa chance que me deram de fingir ser um arquiteto de verdade é uma fantasia de criança que se tornou realidade”, disse o diretor e roteirista de Asteroid City (2023).
![Bar Luce, por Wes Anderson, em Milão Bar Luce, por Wes Anderson, em Milão](https://beta-develop.claudia.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/fondazione-prada-bar-luce-milao.jpg?quality=85&strip=info&w=1024&crop=1)
O empreendimento foi desenvolvido como um espaço para a vida real, com vários bons cantinhos para comer, beber, conversar, ler etc. “É o melhor lugar até para escrever um filme. Tentei fazer dele um local onde eu gostaria de passar minhas tardes não-ficcionais”, contou Anderson.
![Bar Luce, por Wes Anderson, em Milão Bar Luce, por Wes Anderson, em Milão](https://beta-develop.claudia.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bar-luce-milao.jpg?quality=85&strip=info&w=1024&crop=1)
A paleta de cores, os móveis de Formica, os assentos, o piso e os painéis de madeira das paredes lembram a cultura popular e a estética italiana dos anos 1950 e 1960, ecoando algumas das decisões artísticas de Anderson para seu curta-metragem Castello Cavalcanti (2013). Já o teto abobadado e a decoração padronizada das paredes do bar recriam uma versão miniatura da Galleria Vittorio Emanuele, um dos edifícios simbólicos de Milão.
Outras referências para o projeto foram os longas-metragens Milagre em Milão (1951), do diretor Vittorio De Sica, e Rocco e seus irmãos (1960), de Luchino Visconti, ambos ambientados em Milão e pautados no neorrealismo italiano.
![Bar Luce, por Wes Anderson, em Milão Bar Luce, por Wes Anderson, em Milão](https://beta-develop.claudia.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bar-luce-pinball.jpg?quality=85&strip=info&w=1024&crop=1)
O Bar Luce é essa simbiose de inspirações que resultam em cores pastel, jukebox, máquina de pinball e granilite. A composição, como não poderia deixar de ser, parece sair diretamente de um filme de Wes Anderson e tomar vida em meio à cidade.