Quem é apaixonado por decoração sabe que a estética retrô nunca deixou de ser um queridinho entre os nostálgicos, principalmente para aqueles que gostam de associar elementos vintage com um toque de modernidade. Essa estética fica ainda mais predominante quando é introduzida aos banheiros. Os famosos “banheiros de avó”, com azulejos coloridos, louças mais orgânicas e metais atemporais, nunca estiveram tão populares, e são ideais para quem busca tornar o espaço uma extensão de autenticidade da casa.
Pensando nessa temática, convidamos o arquiteto Pietro Terlizzi para nos ajudar a entender um pouco mais sobre o retrô, e como você pode incorporá-lo ao seu banheiro.
O estilo retrô no banheiro
Mas, afinal, como podemos definir melhor essa estética retrô? Pietro explica que o estilo visual faz referência e se inspira em elementos e tendências do passado, que envolvem a evocação de características geralmente de 20 a 50 anos atrás, com o objetivo de criar uma aparência nostálgica. “O estilo retrô evoca uma sensação de nostalgia e romantismo, lembrando décadas passadas. Muitas pessoas se sentem atraídas por elementos de design que remetem a tempos mais simples e clássicos, que podem trazer memórias afetivas ou criar uma atmosfera um pouco mais acolhedora “, explica o arquiteto.
Ele também conta que não se sabe ao certo quando se iniciou todo esse apelo pelo uso de elementos e itens vintage nos banheiros, mas sabe que muitos, principalmente os ingleses, procuram por itens com uma pegada mais antiga. “Não sei precisar quando se iniciou o movimento retrô nos banheiro, porém, deve-se ressaltar que esse estilo de design não é uma característica brasileira. Na Europa, por exemplo, há um forte primor por objetos e móveis mais antigos, e essa concepção acabou sendo replicada para outros locais, como no Brasil, se denominando algo vintage ou o famoso “banheiro de avó”, conta.
Elementos para seu banheiro retrô
Para muitos, a palavra retrô ou vintage pode remeter a um ambiente antiquado e nada moderno, porém, essa estética é fortemente conhecida por oferecer atemporalidade nos detalhes e, principalmente, oferecer conforto e simplicidade. “O uso de banheiras antigas, luminárias de globo, bancada de madeira com cubas em formatos arredondados são característicos do retrô”, explica Pietro.
Retrô, mas não datado
Pietro explica que dosar os elementos e combinar com outros mais modernos é a chave para a transformação do banheiro, e que o ideal é sempre buscar harmonia. Portanto, não tenha medo de combinar diferentes estéticas.
Tem um banheiro antigo em casa? “Mantenha alguns objetos originais e inclua peças contemporâneas,. Você pode, por exemplo, manter os revestimentos antigos e inserir uma louça nova ou inovar com uma iluminação mais moderna, que abranja todo o banheiro”, conclui.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o estilo retrô, que tal dar uma nova cara para o seu banheiro e deixá-lo ainda mais aconchegante?