Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Banheiro retrô: um clássico que não sai de moda

Com azulejos clássicos e louças orgânicas, o arquiteto Pietro Terlizzi dá dicas para incorporar a estética retrô mantendo a modernidade

Por Sarah Brito
24 ago 2023, 10h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem é apaixonado por decoração sabe que a estética retrô nunca deixou de ser um queridinho entre os nostálgicos, principalmente para aqueles que gostam de associar elementos vintage com um toque de modernidade. Essa estética fica ainda mais predominante quando é introduzida aos banheirosOs famosos “banheiros de avó”, com azulejos coloridos, louças mais orgânicas e metais atemporais, nunca estiveram tão populares, e são ideais para quem busca tornar o espaço uma extensão de autenticidade da casa.

    Pensando nessa temática, convidamos o arquiteto Pietro Terlizzi para nos ajudar a entender um pouco mais sobre o retrô, e como você pode incorporá-lo ao seu banheiro. 

    O estilo retrô no banheiro

    Banheiro vintage/retrô com piso quadriculado e louças mais clean, em tons de branco e off-white
    Aconchego e nostalgia são algumas das sensações causadas pelos elementos retrô. (Pexels/Reprodução)

    Mas, afinal, como podemos definir melhor essa estética retrô? Pietro explica que o estilo visual faz referência e se inspira em elementos e tendências do passado, que envolvem a evocação de características geralmente de 20 a 50 anos atrás, com o objetivo de criar uma aparência nostálgica. “O estilo retrô evoca uma sensação de nostalgia e romantismo, lembrando décadas passadas. Muitas pessoas se sentem atraídas por elementos de design que remetem a tempos mais simples e clássicos, que podem trazer memórias afetivas ou criar uma atmosfera um pouco mais acolhedora “, explica o arquiteto.

    Ele também conta que não se sabe ao certo quando se iniciou todo esse apelo pelo uso de elementos e itens vintage nos banheiros, mas sabe que muitos, principalmente os ingleses, procuram por itens com uma pegada mais antiga. “Não sei precisar quando se iniciou o movimento retrô nos banheiro, porém, deve-se ressaltar que esse estilo de design não é uma característica brasileira. Na Europa, por exemplo, há um forte primor por objetos e móveis mais antigos, e essa concepção acabou sendo replicada para outros locais, como no Brasil, se denominando algo vintage ou o famoso “banheiro de avó”, conta.

    Continua após a publicidade

    Elementos para seu banheiro retrô

    Banheiro retrô com revestimentos em tons mais escuros e móveis amadeirados
    Espelhos e cubas arredondadas, revestimentos retangulares e banheiras são alguns dos principais elementos característicos da estética retrô (Pexels/Reprodução)

    Para muitos, a palavra retrô ou vintage pode remeter a um ambiente antiquado e nada moderno, porém, essa estética é fortemente conhecida por oferecer atemporalidade nos detalhes e, principalmente, oferecer conforto e simplicidade. “O uso de banheiras antigas, luminárias de globo, bancada de madeira com cubas em formatos arredondados são característicos do retrô”, explica Pietro.

    Banheiro retrô com revestimentos no tom de azul, com armários nichados e cuba retangular
    Com layout sóbrio e elegante, esse banheiro ganhou um revestimento todo de azulejos azuis em estilo retrô, mesclando com o cimento queimado, que compreende o revestimento do interior do box. Além disso, itens de decoração foram colocados em pontos estratégicos do cômodo, trazendo ainda mais personalidade ao ambiente. Projeto de Daniela Funari (Mariana Camargo/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Retrô, mas não datado

    Banheiro vintage, com iluminação próxima ao espelho e com tons mais clean
    Projeto enaltece a iluminação do ambiente através de luminárias, que podem ser postas próximas ao espelho, trazendo amplitude para o ambiente.  (Pexels/Reprodução)

    Pietro explica que dosar os elementos e combinar com outros mais modernos é a chave para a transformação do banheiro, e que o ideal é sempre buscar harmonia. Portanto, não tenha medo de combinar diferentes estéticas.

    Banheiro com revestimentos hexagonais rosa
    Para esse banheiro de uma pré-adolescente, a arquiteta brincou com os azulejos retrô, mesclando peças em tom rosa para compor com as de coloração branca, criando um cenário lúdico e divertido para o revestimento do cômodo. Projeto de Daniela Funari (Mariana Camargo/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Tem um banheiro antigo em casa? “Mantenha alguns objetos originais e inclua peças contemporâneas,. Você pode, por exemplo, manter os revestimentos antigos e inserir uma louça nova ou inovar com uma iluminação mais moderna, que abranja todo o banheiro”, conclui.

    Banheiro vintage com revestimento em tons de azul e armários amadeirados com espelho
    Com azulejos retrô, a composição do décor deste banheiro nos remete a tempos passados, com a janela arredondada e armários de marcenaria superiores e inferiores (embaixo da pia), transmitindo acolhimento e serenidade. Projeto de Studio Tan-gram (Estúdio São Paulo/Divulgação)

    Agora que você conhece um pouco mais sobre o estilo retrô, que tal dar uma nova cara para o seu banheiro e deixá-lo ainda mais aconchegante? 

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.