Banheiros sociais (lavabos) ou com chuveiro merecem uma decoração caprichada tanto quanto qualquer outro lugar de sua casa. Além da escolha de jogos de toalhas bacanas, quadros descoladinhos e detalhes artesanais, as plantas e flores podem dar um up no visual destes cômodos.
A seguir, trazemos as 10 plantas que melhor se adaptam às condições úmidas e pouco iluminadas que normalmente encontramos nos banheiros e lavabos. Divirta-se com elas!
Aloe vera
Resistente até dizer chega, a aloe vera pode ser colocada em qualquer lugar dentro do banheiro, já que não faz questão de muita luz nem de muita água. Aliás, se o banheiro for usado para vários banhos ao longo do dia, a própria umidade do vapor da água já é suficiente para mantê-la hidratada! Mas, se você morar sozinha e só ocorrer um banho por dia onde a aloe vera estiver ou se tiver optado por colocá-la no lavabo, procure regá-la – com bem pouca água – uma vez a cada três dias.
Bônus: o gel presente no interior das folhas da aloe vera é ótimo para aliviar queimaduras e picadas de insetos, além de ser um ótimo hidratante para pele seca.
Bambu
Poucas plantas são tão “modestas” quanto o bambu. Ele precisa de muito pouca iluminação, por isso deve ser colocado o mais longe possível da janela ou de qualquer ponto em que haja iluminação direta do sol. Ele não precisa sequer de solo: você pode colocar os galhos de bambu em qualquer vaso com água e pedrinhas (para eles ficarem firmes), trocar essa água a cada duas semanas e pronto.
Apenas um detalhe: ele cresce MUITO rápido – então, se o quiser baixinho, esteja sempre pronta para podá-lo. Mas alto ele também fica lindo!
Begônia
Lindas e coloridas, as begônias se dão melhor em ambientes fechados do que ao ar livre e gostam de bem pouca luz, por isso os banheiros são ideais para elas. A umidade dos banhos tende a ser suficiente para mantê-las hidratadas, mas, assim como no caso da aloe vera, regue-a a cada três dias se os banhos forem poucos ou se ela estiver no lavabo. Também é legal borrifar um pouco de água em suas pétalas e folhas: elas adoram e ficam mais vivinhas.
Clorofito
Com essa carinha de aranha – não à toa, seu nome em inglês é “spider plant”, ou planta aranha –, a clorofito absorve odores e até partículas de produtos químicos do ar. E o melhor: é pouquíssimo exigente, se dando bem em luz plena ou na sombra e podendo ser regada uma vez por semana apenas.
Dracena
Também é uma purificadora de ar. A dracena prefere sombra e suas folhas ficam marrons se forem expostas à luz do sol. A umidade dos banhos, assim como nos casos da aloe vera e da begônia, tende a ser suficiente para ela; se não houver banhos em abundância no banheiro ou se ela estiver no lavabo, regue-a um dia sim, um dia não com água suficiente apenas para umedecer a terra.
Espada de São Jorge
Dura na queda, a espada de São Jorge fica muito bem em luz indireta ou na sombra e se adapta a ambientes quentes e úmidos. Pode colocá-la em qualquer ponto do banheiro e ela encontrará meios para permanecer vívida e bela.
Bônus: ela também é um ótimo filtro de odores e toxinas do ar.
Hera inglesa
Considerada pela NASA uma das melhores plantas para purificar o ar, a hera inglesa é capaz de absorver partículas de fezes (sério!) e de produtos químicos do ar, além de deixar o ar sempre cheirosinho. Ela precisa de luz do sol pelo menos 3 horas por dia e gosta de bastante umidade – na falta dela, necessita de regas um dia sim, um dia não e água borrifada em suas folhas com a mesma frequência.
Por ser uma trepadeira, o jeito mais bonito e interessante de colocá-la no banheiro é em um vaso suspenso, para que ela “caia” você possa moldá-la a contornos de espelhos, paredes e batentes.
Lírio-da-paz
Além de ser uma flor linda, o lírio-da-paz é considerado uma planta purificadora de ar pela NASA – seu forte é filtrar partículas de produtos químicos.
Por ser originária de clima tropical, é importante manter um ambiente úmido no banheiro em que ela estiver e borrifar água diariamente perto de onde as flores desabrocham. A luz do sol é necessária pelo menos em um período do dia, por cerca de 3 a 4 horas.
Orquídea
A melhor planta para dar ao banheiro um clima sofisticado, aquela carinha de spa mesmo; poucas flores são tão elegantes quanto a orquídea.
Coloque-a junto de uma janela que receba luz indireta ao longo do dia – a luz direta queima suas folhas – e a mantenha úmida da mesma forma que se faz com os lírios-da-paz: borrifando água próximo de onde as flores desabrocham.
Samambaia-americana
É a samambaia mais popular e fica ótima nos banheiros, pois precisa de pouca luz. A única preocupação deve ser com a rega: é importante manter sua terra sempre úmida (nunca molhada ou encharcada).
Se quiser mantê-la “domada”, prepare-se para podá-la com alguma frequência, pois ela cresce rápido e fica beeem cheia.