Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

7 ambientes com canto alemão para se inspirar

A lista inclui salas de jantar, copas e até quarto infantil. Veja como investir na solução charmosa que garante o melhor aproveitamento dos espaços

Por Julyana Oliveira
21 nov 2022, 10h02
canto alemão
Canto alemão é uma boa pedida para espaços pequenos.  (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

“Normalmente, quando temos um canto, acabamos por preencher apenas uma das paredes, deixando a outra subutilizada, ou criando apenas um espaço de passagem”, alerta a arquiteta Marina Romeiro, sócia de Felipe Maia no escritório Maia Romeiro Arquitetura. Uma solução para esse problema é apostar no canto alemão, ou seja, encaixar um banco nas paredes adjacentes e aproveitar bem o espaço disponível, além de garantir a boa circulação.

Outra vantagem, é a possibilidade de investir em marcenaria nos assentos para criar um baú junto a eles. Ou seja, mais armazenamento para o projeto. Curtiu a ideia? Antes de embarcar nela, fique atento à ergonomia e proporção do banco: “tem que ser bem pensado para não se tornar algo extenso e de difícil acesso”, explica Felipe Maia. Livre do impasse, inspire-se nos sete ambientes com canto alemão listados abaixo.

canto alemão com baú
Este canto alemão esconde um baú para mais espaço de armazenamento. (Luis Gomes/Divulgação)

A sala de jantar revela o canto alemão feito em marcenaria sob medida, com direito a baú sob o assento.  “A vantagem desse tipo de móvel é que ele aproveita toda a área disponível no ambiente e ainda pode ser utilizado como armário. Há espaço para colocar desde batedeira até o aspirador de pó”, exemplifica a arquiteta Pati Cillo, que assina o projeto.

canto alemão em quarto infantil
Este canto alemão é perfeito para ler e relaxar. (Kelly Queiroz/Divulgação)
Continua após a publicidade

Esse quarto infantil, compartilhado por duas irmãs, ganhou decoração com ares lúdicos assinada pelo escritório LL Arquitetura. No ambiente, o canto alemão posicionado ao lado da escrivaninha e serve como um espaço dedicado à leitura e ao descanso.

canto alemão com mesa redonda
Aqui, o canto alemão permitiu acomodar mais pessoas. (Mariana Orsi/Divulgação)

O objetivo deste projeto assinado pelo Studio 92 Arquitetura era criar um espaço confortável para receber visitas. Na sala, a solução foi criar um canto alemão, que também é baú. O estofado destaca-se por seu azul escuro que contrasta com as paredes de cimento queimado.

Continua após a publicidade
canto alemão em couro
Patrícia Martinez optou por uma base de carvalho, que garante sensação de aconchego. (Fran Parente/Divulgação)

Neste decorado idealizado para uma família jovem, a arquiteta Patrícia Martinez optou por uma base de carvalho, que garante sensação de aconchego e adicionou o couro ao estofado do canto alemão.

canto alemão com mesa triangular
Canto alemão com a mesa triangular permitiu mais cadeiras e espaço de armazenamento. (Rafael Renzo/Divulgação)
Continua após a publicidade

A proposta da arquiteta Christiane Schiavoni na idealização do canto alemão desse apartamento de 160 m², foi a de ocupar a sala de jantar com boas soluções de aproveitamento de espaço para acolher os moradores e seus convidados sem prejudicar a circulação.

canto alemão grande
Canto alemão amplo deixou esta copa ainda mais versátil. (Luis Gomes/Divulgação)

Nessa copa, assinada pelo Studio Tan-gram, a inserção de um sofá aconchegante e dos quadros coloridos criou um canto alemão generoso. A combinação com o espaço do café, do lado oposto, e com o pendente, permite diversos usos ao ambiente.

Continua após a publicidade
canto alemão compacto
Compacto, este canto alemão permitiu mais armazenamento e convidados sem atrapalhar a circulação. (Lília Mendel/Divulgação)

“Para este dúplex de 80 m², o canto alemão foi a solução adotada para o melhor aproveitamento do espaço e para boa circulação por causa da escada próxima”, explica a arquiteta Marina Romeiro, sócia do escritório Maia Romeiro Arquitetura, responsável pelo projeto. “Ele acabou virando um cantinho de descompressão, onde os moradores sentam e deixam bolsas e sapatos nos espaços abaixo do banco, e também uma copinha/sala de jantar. O espaço ficou tão agradável que os clientes adoram trabalhar ali também, mesmo tendo um home office em outro espaço”, acrescenta o arquiteto Felipe Maia, também sócio do escritório.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.