Aprenda a controlar suas contas e termine o mês no azul
Para fechar o mês no azul, é preciso ter todos os gastos na ponta do lápis! Veja como controlar suas contas
Foto: Getty Images
O orçamento doméstico funciona como uma balança: ajuda a manter o equilíbrio entre nossa receita (quanto ganhamos) e as despesas mensais (quanto gastamos).
Confira as dicas da especialista Daniela Godinho, consultora de Finanças e Consumo Consciente e autora do livro “Inteligência Financeira Faça MAIS com MENOS”.
Passo a passo
1. Entenda o que é renda
Trata-se do dinheiro que você ganha como…
Autônoma: Recebe honorários sobre o que produz.
Trabalhadora empregada: Possui salário fixo mais benefícios (ex: vale-refeição).
Aposentada ou pensionista: Conta com salário do INSS ou pensão.
2. Identifique suas despesas
Elas se dividem em três grupos…
Fixas: Contas mensais que têm sempre a mesma data para pagar. Exemplos: água, luz, telefone, empréstimo bancário, seguro do carro, escola das crianças, financiamento do carro.
Variáveis: Gastos do dia a dia, normalmente pagos à vista, em dinheiro, no débito automático ou no cartão de crédito. Exemplos: feira, padaria, remédios, cinema em família.
Especiais: Gastos emergenciais ou programados com antecedência. Exemplos: doença, acidente, impostos, consertos em geral, material escolar, presentes de Natal, festa
3. Elabore um planejamento… e compare no fim do mês!
O planejamento deve ser feito no começo de cada mês e conter o dinheiro que entra (Receita) e o que imagina que vai gastar (Previsão). No fim do mês, complete a coluna de Gastos Reais e
compare com a de Previsão. Assim, conseguirá ver direitinho para onde vai a grana da família. Não deixe de incluir nas despesas parcelas de dívidas que você já tem!
4. Anote todos os gastos
Em um calendário ou caderninho, anote todas as despesas, independentemente do valor: até as baratinhas devem entrar na conta! E, para facilitar a vida, registre-as diariamente.
5. Verifique o saldo
Para fechar o orçamento do mês, pegue a calculadora e subtraia o total das despesas do total da receita.
Se o saldo for POSITIVO (ou seja, sobrou dinheiro no fim do mês como no exemplo), parabéns! Mas não saia gastando: coloque uma parte na poupança. Se o saldo der NEGATIVO, reveja seus gastos e corte despesas. Ou então, tente ganhar um extra para equilibrar as contas e evitar a bola de neve do endividamento.